O experimentalismo na arte brasileira, cujas bases podem ser encontradas nas movimentações do concretismo e neoconcretismo, além do pioneirismo das ‘experiências’ de Flávio de Carvalho no início do século XX, perpassa a trajetória de muitos artistas. Desde o início dos anos 1970 o artista pernambucano Paulo Bruscky tem se dedicado à experimentação radical de linguagens artísticas e de materiais diversos, a exemplo da arte correio, xerox arte, performances, livros de artistas, instalações e de seu grande arquivo. Nos anos 1980, críticos à ‘volta da pintura’ e afirmando a experimentação de caráter crítico, o poeta experimental Alex Hamburger e a performer Márcia X realizaram a performance-intervenção ‘Tricyc(l)age – Música para Dois Velocí pedes e Pianos’ durante a apresentação de composições de John Cage no Rio de Janeiro. Nessa comunicação serão abordadas as obras de arte sonora de Paulo Bruscky e a performance-intervenção de Márcia X e Alex Hamburger.
Cristiana Tejo é curadora independente e doutoranda em Sociologia (UFPE). Foi diretora do Museu de Arte Moderna (Recife) e curadora de diversas exposições no Brasil. Estuda o artista Paulo Bruscky desde 1999 e foi a curadora de sua sala especial na X Bienal de Havana. Vive entre Lisboa e Recife.
Paulo Reis (Curitiba/Brasil – 1962) – Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Tem pesquisas ligadas à história da arte brasileira, performance e curadoria. Publicou ‘Arte de vanguarda no Brasil – anos 60’ (2006) e ‘O corpo na cidade – performance em Curitiba’ (2009).