XIV Congresso Internacional Ibercom 2015 – 29 Março a 2 Abril

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XIV Congresso Internacional Ibercom 2015 – 29 Março a 2 Abril2014-12-04T15:44:17+00:00

O processo de globalização acelerada, resultante da velocidade com que a ciência desenvolve as novas tecnologias de comunicação, fomentado também pela eficácia do controle que as agências financeiras internacionais exercem sobre a economia, vem ameaçando a riqueza da diversidade cultural do planeta. O século XX testemunhou o desaparecimento gradativo das fronteiras nacionais e dos enclaves regionais, favorecendo a difusão de modos de sentir, pensar e agir consentâneos com a natureza da(s) sociedade(s) politicamente hegemônica(s).

Todos esses processos não se dão sem ambivalências, contradições e paradoxos. O crescimento e diversificação das chamadas mídias sociais podem revelar, promover, facilitar ou suprimir, tipos específicos de comunicação, expressões de identidades culturais, formas de relações sociais, entendimentos interculturais e discursos comunitários.

O XIV Congresso Ibero-americano de Comunicação procura oferecer uma ampla gama de perspectivas que exploram produções culturais, práticas comunicativas, mobilizações sociais nos novos cenários comunicativos protagonizados pelas mídias sociais. O títuloComunicação, Cultura e Mídias Sociais evoca um tripé investigativo sobre fenômenos de cultura e de comunicação na era digital que estão sendo criados e designados como culturas de trabalho criativo, culturas compartilhadas e participativas. Entretanto tanto a cultura como a comunicação suscitam ideias sobre seus fundamentos conflitantes e de sentidos em disputa, ou seja, a cultura como um meio através do qual os significados sociais, políticos, geográficos e históricos são comunicados e compreendidos por grupos de idade, gênero, classe, nacionalidade e etnia diferentes, diferenciados e desiguais.

Apesar ou por causa disso, “estar em rede” tornou-se parte integrante da nossa vida diária, progressivamente envolvendo mais aspectos da vida humana, modificando não só os hábitos de comunicação, mas também a estrutura social tradicional, de organizações e instituições.

Enquanto a tecnologia continua a se desenvolver, plataformas de comunicação e paradigmas de comunicação estão mudando em um ritmo mais rápido do que nunca antes vivido. De linear para não-linear, a partir dos níveis individuais de engajamento para estruturas multi-plataformas, vemos nossos modos de vida deslocarem-se das mídias de massa tradicionais à Internet e às mídias sociais.

Como contribuir para criar ou transformar paradigmas de comunicação que garantam a nossa diversidade cultural, estimulando ao mesmo tempo nossas identidades sociais? Este é o desafio com que se depara a nascente comunidade ibero-americana de Ciências da Comunicação, reunida de 29 de março a 02 de abril de 2015, na cidade de São Paulo (Brasil), espaço a partir do qual pretende refletir sobre o tema e irradiar respostas.

Informações aqui.