/2.ªs Jornadas de História da Imprensa Olisponense Do Diário Lisbonense à Imprensa Romântica ou de Opinião | 9 dezembro 2013
2.ªs Jornadas de História da Imprensa Olisponense Do Diário Lisbonense à Imprensa Romântica ou de Opinião | 9 dezembro 20132013-12-06T00:00:00+00:00

As Segundas Jornadas de História da Imprensa Olisponense pretendem revisitar a história das publicações periódicas impressas em Lisboa, desta vez desde o aparecimento do “primeiro quotidiano português”, o Diário Lisbonense, fundado a 1 de maio de 1809, até à estruturação da chamada imprensa romântica ou de opinião, processo concluído por volta de 1875. O jornalismo, tal como a literatura, era então encarado como instrumento de transformação política e social, o que explica o cunho vincadamente apaixonado e individualista que caracterizou a nossa imprensa. Sem surpresa, os jornais exerceram uma poderosa influência sobre a opinião pública, criando, não raras vezes, condições propícias ao êxito de movimentos que alteraram o status quo político.

Numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, através da Hemeroteca Municipal, com a parceria científica do Centro de Investigação Media e Jornalismo, estas jornadas são as segundas de um ciclo de colóquios que se pretende anual, com incursões temáticas e diacrónicas pela história da imprensa periódica olisiponense, dos seus primórdios à atualidade. (+)

Participe e fique a saber mais sobre as origens, as especificidades e o desenvolvimento dos jornais e revistas que fizeram a história recente de Portugal e da sua capital, Lisboa.

14h – Receção aos participantes

14.30h – Sessão de Abertura: Intervenção da Senhora Vereadora da Cultura da CML, Dr.ª Catarina Vaz Pinto

14.45h – Palestra Inaugural: Do Diário Lisbonense à Imprensa Romântica ou de Opinião, por Ernesto Rodrigues (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Painel: Do Diário Lisbonense à Imprensa Romântica ou de Opinião

Moderação: Helena Roldão (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

15.30h – O Diário Lisbonense (1809-1813), por Adelaide Vieira Machado (Universidade Nova de Lisboa | Centro de História da Cultura)

16.00h – O Jornal Encyclopédico de Lisboa (1820), por Fernando Egídio Reis (Universidade Nova de Lisboa | Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia)

16.30h – Intervenções do público

16.45h – Intervalo para café

17.00h – A Revolução de Setembro (1840-1901), por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa | Centro de Investigação Media e Jornalismo)

17.30h – A Revista Universal Lisbonense (1841-1859), por Rita Correia (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

18.00h – Intervenções do público

18.15h – Apresentação das conclusões das 2.ªs Jornadas de História da Imprensa Olisiponense, por Pedro Mesquita (Hemeroteca Municipal de Lisboa)

18.30h – Apresentação do Arquivo Pitoresco: semanário ilustrado (Lisboa, 1857-1868), na sua versão em linha, na Hemeroteca Digital de Lisboa, por João Carlos Oliveira (Hemeroteca Municipal de Lisboa | Hemeroteca Digital)

19.00h – Encerramento dos trabalhos

Organização: CML (Hemeroteca Municipal) e Centro de Investigação Media e Jornalismo (FCSH – UNL)

Inscrições gratuitas: T. 218 504 020 (Ext. 23) | maura.pessoa@cm-lisboa.pt

LOCAL: Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML

DATA E HORÁRIO: 9 de Dezembro, das 14h às 19h.