Procedimentos a observar na Revista Media&Jornalismo
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC)
I. Artigos
1. A revista Media & Jornalismo aceita artigos que se integrem nas áreas cobertas pela revista: media, jornalismo e democracia; media e identidades sociais; história dos media; ética e deontologia no jornalismo; política económica dos media; comunicação estratégica; televisão e sociedade; jornalismo e novas tecnologias; novos formatos mediáticos e jornalísticos; jornalistas como comunidades interpretativas.
2. Os artigos devem ser originais e não estar para apreciação noutra publicação; quaisquer excepções devem ser indicadas de forma clara à data de submissão.
3.Todos os artigos, sob regime de anonimato, serão submetidos à avaliação de dois especialistas. A decisão final da publicação cabe à Direcção da revista, ouvido o coordenador/organizador do respectivo número.
4. Todos os artigos devem ter no início, o nome, e-mail e afiliação do autor
5. Os artigos devem ser enviados através de email cimjrevista@fcsh.unl.pt em formato Word, acompanhados de uma folha separada, com identificação do autor e morada completa (incluindo telefone e e-mail).
6. Os artigos devem ser formatados a corpo 12, fonte Times New Roman, espaço 1,5. Os textos não deverão exceder os 50.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais), e as recensões de livros singulares os 8.000 caracteres.
7. Para além do texto, os autores devem fornecer um resumo (100 a 150 palavras) e até dez palavras-chave, ambos (resumo e palavras-chave) em português e em inglês.
8. As referências no texto seguirão o estilo Anglo-saxónico (A.P.A.) No caso de mais de dois autores, utiliza-se et al. (Brown et al.. 1991).
Exemplos:
Livro
Hallin, D. & Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press.
Artigo de revista científica
Di Tella, R. e Franceschelli, I. (2011). Government Advertising and Media Coverage of Corruption Scandals. American Economic Journal: Applied Economics 3 (October):119–151.
Capítulo de livro
McQuail, D. (1994). The Influence and Effects of Mass Media. In: Graber, D.(ed.) Media Power in Politics. Washington, DC: CQ Press
Site de Internet
Granovetter, M. (2004). The Social Construction of Corruption. In: (http://fsimedia.stanford.edu/evnts/4117/The_Social_Construction_of_Corruption_Oct04.pdf) (acedido 21/01/2015).
9. Artigos de imprensa, entrevistas e comunicações pessoais devem ser citados como notas de rodapé.
10. As citações com mais de 40 palavras devem ser indentadas, em corpo 10 e itálico.
11. Os quadros, gráficos e imagens devem ser enviados em separado e a sua localização indicada de forma explícita no local onde vão ser inseridos [Quadro I aqui]. Os quadros devem ter um curto título descritivo e a fonte dos dados, em baixo. As colunas dos dados contidos devem ser claramente definidas e explícitas.
12. Autorizações: Os autores são responsáveis pela obtenção do copyright de ilustrações, quadros ou figuras de outros autores que utilizem nos seus trabalhos.
13. O autor receberá provas do seu artigo, de forma a garantir que a versão final a publicar coincida com a submetida a apreciação, não sendo possíveis alterações substantivas.
14. Os originais recebidos ficam propriedade da revista. Os autores mantêm o direito de republicar o material noutras publicações, desde que os créditos de primeira publicação sejam atribuídos à Media & Jornalismo.
II. Procedimentos quanto à coordenação/organização de números generalistas e temáticos
1. Para cada número da revista deverá ser elaborada pelo coordenador do número ou pela direcção da revista uma “ficha de entrega de originais” (Modelo em anexo) com os campos em branco devidamente preenchidos;
2. Cada número deverá ter um editorial;
3. Nas primeiras provas não devem ser introduzidas alterações no texto mas apenas correção de gralhas e erros ortográficos;
4. O prazo de devolução das primeiras provas revistas não deverá exceder um mês;
5. As provas são enviadas para a IUC em papel;
6. Após a correção das primeiras provas não deverão ser introduzidas novas emendas no trabalho;
7. As segundas provas servem apenas para verificar se as correções assinaladas nas primeiras foram executadas, e devem ser devolvidas para a IUC em papel no prazo de 15 dias após a receção do pdf;
8. Tendo em conta o requisito “elementos dos artigos facilmente identificáveis” exigido pelas bases de dados, os resumos e palavras-chave em português e inglês devem figurar no início do respetivo artigo e não no fim da revista;
9. A edição electrónica será disponibilizada sem custos para o CIMJ após o cumprimento de todos os procedimentos acima expostos;
10. O coordenador de número e a direcção devem verificar o cumprimento dos elementos constantes da “Ficha de verificação de elementos” (ver anexo);
11. Para cada número será organizado um dossiê digital contendo todos os elementos incluindo os pareceres dos refere.
III. Edição em papel (mediante encomenda com indicação do número de exemplares num mínimo de 50)
Nota: A edição em papel depende da existência de financiamento. Nos números em que exista um coordenador, este deverá informar a direcção da revista sobre a existência ou não de financiamento para impressão e, em caso afirmativo, do número de exemplares. Os procedimentos são os seguintes:
1. Após a conclusão do processo de pré-impressão e a emissão da nota de encomenda, a IUC enviará as artes finais da revista para impressão à gráfica selecionada;
2. A editora estima um prazo médio entre quatro e oito meses para a publicação da revista desde a data de entrega do documento (versão definitiva). Este prazo pode variar em função da programação anual da editora.
FICHA DE ENTREGA DE ORIGINAIS
1. Dados sobre a revista
Titulo deste número |
|
Número |
|
Volume |
|
Ano |
|
Nº máximo de artigos |
10 |
Nº de páginas por artigo em média |
20 |
Língua (s) |
Português |
Área científica |
Ciências da Comunicação |
Data prevista de publicação |
|
Periocidade |
Semestral |
ISSN (impresso) |
|
ISSN (eletrónico) |
|
URL |
|
Norma utilizada nas referências bibliográficas |
A.P.A (anglo-saxónica) |
Preço de venda ao público |
|
Assinaturas |
|
Tiragem |
|
DOI |
|
2. Dados sobre o diretor:
Nome |
Estrela Serrano |
Afiliação |
CIMJ/FCSH/UNL |
Telefone- telemóvel |
213642013 9……. |
|
3. Dados sobre o coordenador do número xxx
Nome |
|
Afiliação |
|
Telefone- telemóvel |
|
|
…..@….. |
4. Conselho Editorial:
Ana Cabrera – CIMJ/FCSH – cabrera.anacabrera@gmail.com
Estrela Serrano – CIMJ – estrela.serrano@sapo.pt
Isabel Ferin – CIMJ/UC – barone.ferin@gmail.com
João Pissarra Esteves – FCSH – jj.esteves@fcsh.unl.pt.
João Carlos Correia- UBI – jcorreia@ubi.pt
Jorge Pedro Sousa – UFP/CIMJ – jorgepedrosousa@gmail.com
Rita Figueiras – UCP/CIMJ – ritafigueiras@fch.lisboa.ucp.pt
Rogério Santos – UCP/CIMJ – rogerio.santos@netcabo.pt
5. Comissão de Redacção:
Anabela Sousa Lopes – lopes.anabela@netc.pt
Ana Margarida Jorge- FCSH/CIMJ – anajorge@fcsh.unl.pt
Antonio Granado – FCSH/CIMJ – agranado@fcsh.unl.pt
Carla Martins – ERC/CIMJ – carla.martins@erc.pt
Carlos Camponez- UC – carlos.camponez@fl.uc.pt
Fernando Correia – ULHT/CIMJ – fernando.antonio.correia@gmail.com
Helder Bastos – bastos.helder@gmail.com
Lídia Marôpo – lidiamaropo@gmail.com
Maria Jose Brites – britesmariajose@gmail.com
Telmo Gonçalves – telmo.goncalves@erc.pt
6. Conselho Editorial Internacional:
Alberto Pena Rodriguez – Universidade Vigo (Espanha) – alberto@uvigo.es
Barbie Zelizer – University of Pennsylvania (EU) – bzelizer@asc.upenn.edu
Benoît Grévisse – Université de Louvain-la Neuve (Belgica) benoit.grevisse@uclouvain.be
Daniel Dayan – Centre National de la Recherche Scientifique (França) – daniel.dayan[@ehess.fr
Daniel Hallin- University of California (EU)- dhallin@ucsd.edu
Eduardo Meditsch – Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil – emeditsch@uol.com.br
Elihu Katz – University of Pensylvania (EU) – ekatz@asc.upenn.edu
Jenny Kitzinger – Brunel University (R.Unido)- KitzingerJ@cardiff.ac.uk
Michael Schudson – University of California (EU) – ms3035@columbia.edu
Peter Golding – Loughouborough University R. Unido)- arts-ccpr@glasgow.ac.uk
Serge Tisseron – Université de Paris VII (França) – serge.tisseron@gmail.com
Teun van Dijik – University van Amesterdam (Holanda) – vandijk @ discourses.org
Thomas Patterson – University of Harvard (EU)- thomas_patterson@Harvard.Edu
Ficha de verificação de elementos
Requisitos |
Cumpre |
Não Cumpre |
Contrato de edição assinado |
x |
|
Ficha de entrega de originais |
|
|
Informação sobre previsão da data de publicação |
|
|
Envio dos originais na data prevista |
|
|
Publicação do número na data prevista |
|
|
Âmbito e política editorial bem definido |
x |
|
Código de ética e guia de boas práticas |
x |
A desenvolver |
Website com os conteúdos atualizados |
x |
|
Website com os conteúdos traduzidos para inglês |
|
x |
Conselho Editorial com larga distribuição geográfica |
x |
|
Conselho Editorial com a respetiva afiliação e contactos no site |
x |
|
Conselho Editorial com a respetiva afiliação e contactos na Ficha técnica |
x |
|
Autores com a respetiva afiliação e contactos |
|
|
Autores com larga distribuição geográfica |
|
|
Artigos com resumo na língua original e em inglês |
|
|
Artigos com palavras‐chave na língua original e em inglês |
|
|
Artigos com título na língua original e em inglês |
|
|
Referências bibliográficas completas, bem estruturadas e com caracteres romanos |
|
|
Elementos principais da revista facilmente identificáveis (resumos e palavras-chave) |
|
|
Elementos principais da revista em inglês |
|
|