A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa

A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa

Francisco Rui Cádima*

MEDIA XXI, 2001

Como será a Televisão no futuro? Os nativos da era digital já não têm a mesma experiência televisiva que os seu pais tiveram há duas ou três décadas atrás. Nesta fase de transição do broadcasting para o egocasting, é já evidente que a nova experiência comunicacional se centra, em primeiro lugar, na Internet e subsidiariamente nos produtos tradicionais de televisão. Mas isto é só o começo.

Em A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Francisco Rui Cádima analisa este novo fenómeno, fazendo notar que na progressiva adaptação da velha experiência televisiva aos desafios do digital, são os limites e as redundâncias, os usos e abusos da Televisão que a própria mutação tecnológica vem pôr em questão, à revelia de decisores e legisladores. Com a nova experiência mediática, participativa e colaborativa, é uma nova era de transparência e de aprofundamento da experiência democrática que se abre.

*FRANCISCO RUI CÁDIMA

Professor Associado com Agregação do Departamento de Ciências da Comunicação (FCSH-UNL). É também Coordenador do Curso de Mestrado de Novos Media e Práticas Web do mesmo Departamento, Coordenador do Curso de Licenciatura e membro da Comissão Executiva do DCC-FCSH (2009-2011). Foi Presidente da Comissão Científica e Coordenador do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL (2008-2009).

Foi representante de Portugal no Conselho Intergovernamental do PIDC da UNESCO (2001-2005) e Director do OBERCOM – Observatório da Comunicação (1999-2004).

É Consejero Asociado da revista TELOS – Cuadernos de Comunicación e Innovación, da Fundación Telefónica. Integrou a Direcção de diversas revistas científicas do sector da comunicação, como a Observatório, a Revista de Comunicação e Linguagens e a Tendências XXI.