Ana Maria dos Santos Cabrera

Nome: Ana Maria dos Santos Cabrera

E-mail: anamcabrera@hotmail.com

Curriculum Vitae: CV em PDF

Situação profissional: Investigadora auxiliar do Centro de Investigação Media e Jornalismo, centro associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Áreas de interesse: História dos Media e Jornalismo; Comunicação política; Estudos sobre censura ao teatro e ao cinema.

Projectos de Investigação:

1.Política no feminino – políticas de género e estratégias de visibilidade das deputadas parlamentares / Feminine Politics – Gender polices and strategies oriented toward the visibility of membersfemale FEMININE POLITICS – GENDER POLICIES AND STRATEGIES ORIENTED TOWARD THE VISIBILITY OF FEMALE MEMBERS OF PARLIAMENT.

PTDC/CCI-COM/102393/2008 Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia

Coordenadora: Ana Cabrera, Investigadora do CIMJ/FCSH/Universidade Nova de Lisboa

Equipa de Trabalho:

• Ana Pratas – Doutorada, U. Northridge
  • Carla Baptista – Doutorada, U. Nova de Lisboa/CIMJ
  • Carla Martins – Doutoranda, CIMJ
  • Deolinda Adão – Doutorada, U. da California Berkeley
  • Maria José Mata – Doutoranda, ESCS/CIMJ
  • Teresa Mendes Flores – Doutorada, U. Lusófona/CIMJ
  • Rosangela Borges – Pós-Doc, U. de Coimbra/CIMJ
  • Patrícia Contreiras – Mestranda UNL/Bolseira do projecto

Este projecto tem como enfoque a representação das mulheres e das questões de género no Parlamento em quatro ciclos políticos da vida democrática portuguesa, recortados entre 1975 e 2002: PREC (1975-1976), Soarismo (1984), Cavaquismo 1985-1995 e Guterrismo (1995-2002).

Estes ciclos políticos, na sua singularidade histórica, serão interpelados através de um feixe de questões tendo em vista alcançar os seguintes objectivos de investigação:
1. Sistematizar a presença feminina na instituição parlamentar, traçando funções, perfis e percursos das deputadas;
2. Identificar iniciativas e propostas relevantes das deputadas no que respeita a questões de género, reconhecendo e aprofundando os temas mais recorrentes da sua intervenção;
3. Conhecer as estratégias de visibilidade das deputadas, designadamente, os mecanismos de promoção das suas ideias e acções no relacionamento com os jornalistas;
4. Compreender em que medida a valorização editorial das questões de género está ancorada na sensibilidade dos jornalistas para esta problemática e nos constrangimentos profissionais e organizacionais dos meios de comunicação onde operam;
5. Analisar a cobertura jornalística focada em algumas iniciativas relevantes de deputadas em três periódicos de referência.

2. Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema durante o Estado Novo.

Objectivos: analisar a composição, os processos de trabalho e os critérios das Comissões de Censura ao Teatro e ao Cinema e as relações do poder com os agentes culturais no controlo dos processos de mediação da produção e encenação de textos teatrais e da produção cinematográfica.

Coordenação: Ana Cabrera CIMJ/FCSH/Universidade Nova de Lisboa

Equipa de Trabalho: