/Apelo à participação Encontro Nacional de Cientistas em Portugal 3 de maio de 2014 | 9 – 18 horas, Lisboa
Apelo à participação Encontro Nacional de Cientistas em Portugal 3 de maio de 2014 | 9 – 18 horas, Lisboa2014-02-12T15:38:28+00:00

Ao longo das últimas décadas, sucessivas políticas têm levado a uma constante precarização da força de trabalho nas universidades. Esta precariedade atinge directamente os investigadores, mas indirectamente atinge todos porque o trabalho precário é uma pressão sobre salários, horários e condições de trabalho de quem tem contratos sem termo. Por outro lado, a precarização também atinge os que já estão reformados, pela erosão que origina no fundo da Segurança Social, devido à diminuição dos descontos.
O trabalho universitário tem diversos graus de progressão na carreira que não ignoramos. Mas a precariedade levou a uma fragmentação dos cientistas que não corresponde à realidade do trabalho que executam de facto. Na aparência jurídica, uma miríada de formas de trabalho distancia os trabalhadores da área científica – professores do quadro, investigadores, docentes convidados, a tempo parcial, investigadores pagos com bolsas de vários níveis, contratos Ciência ou Investigador FCT, etc. Mas, na essência, estas são formas de fragmentar a solidariedade e a cooperação, ambas essenciais ao progresso científico.
Paralelamente assistiu-se, sem qualquer debate na comunidade científica, à (suposta) mudança para novos “paradigmas” nos modelos de financiamento das instituições de ensino superior, nunca apresentados nem explicados.

O objectivo deste encontro é proporcionar uma oportunidade de debate a todos aqueles que queiram dar um contributo para alterar a situação do trabalho científico em Portugal. Esperamos que tenha uma ampla participação de docentes e investigadores, que seja discutido um amplo leque de problemas:

• Que papel para a Universidade, dos Institutos Politécnicos, dos Laboratórios do Estado e dos Centros de Investigação na sociedade?
  • Como devem ser financiadas as instituições de Ensino Superior e Investigação?
  • Como, para quem e o que é que produzimos em ciência?
  • Qual o impacto da Ciência na economia portuguesa?
  • Como promover o emprego científico?

Apelamos a que as propostas enviadas sugiram um quadro de análise dos problemas, propostas de soluções e acções concretas a realizar.

A moldura organizativa deste encontro garantirá que as discussões e propostas são ouvidas, discutidas e votadas em plenário pelo conjunto dos participantes. Apelamos a todos que, mesmo que não enviem propostas, subscrevam e participem nos debates das propostas que terão lugar do Encontro.

Datas importantes
1 de Março – 10 de Abril: envio de propostas (letra 12, times new roman, máximo de 8000 caracteres (incluindo espaços), espaço 1,5).
Envio de propostas/moções/ textos para: encontronacionalcp2014@gmail.com
Neste período, todas as propostas serão colocadas online no blogue:
15 de Abril – Divulgação do programa final.
3 de Maio – Realização do Encontro (sala a indicar em breve)