As Origens da Reportagem – Televisão

280 páginas
ISBN: 978-972-24-1703
PVP: 16,27€

Continuando o percurso iniciado em As Origens da Reportagem – Imprensa, este volume aprofunda a vertente televisiva da reportagem, feita a partir de sons e imagens de acontecimentos reais: a reportagem como obra que parte de um acontecimento para construir uma experiência própria, um “fantasma” que, como afirma Anders, tem autonomia, validade e regras próprias.

Apresentando a história da própria televisão e entrecruzando-a com a da reportagem, o autor traça o percurso internacional do crescimento, desenvolvimento, definição e instrumentalização do género, quando apropriado por este meio de comunicação e potenciado pela tecnologia.

O segundo volume de ORIGENS DA REPORTAGEM investiga as géneses do acto de reportar na história do jornalismo, na literatura, na etimologia, em etapas e em textos importantes do pensamento filosófico ocidental.

*Jacinto Godinho é há mais de duas décadas Grande Repórter da RTP, actividade que lhe mereceu vários prémios de jornalismo (Clube de Jornalistas, do Clube de Imprensa e da Fundação Adelphi da Comissão Europeia). Doutorou-se em 2005 com a tese “Genealogias da Reportagem”.
Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), conjuga o trabalho de campo com a investigação académica e a docência (FCSH-UNL).