Caleidoscópio Revista de Comunicação e Cultura

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Caleidoscópio Revista de Comunicação e Cultura2013-03-20T13:48:49+00:00

A emergência de novos públicos na comunicação organizacional

As organizações e os públicos séniores
A sociedade ocidental está a confrontar-se com alterações sócio demográficas significativas levando a que a esperança de vida se prolongue cada vez mais e a renovação seja cada vez menor. Assiste-se a um prolongar da vida ativa de trabalho em contraponto com o que acontecia ainda nos anos 80 e 90 do século passado onde as pessoas se retiravam da vida ativa de trabalho em idades muito precoces. Com esta alteração as organizações começam a ter médias etárias cada vez mais elevadas, o que exige que a gestão de recursos humanos mude de paradigma e que as estratégias comunicacionais se ajustem aos novos públicos séniores.
Estas novas realidades exigem uma maior compreensão destes públicos séniores, que ainda num horizonte não muito longe era considerado “descartável” e a sua substituição pelas gerações mais novas era uma verdade inquestionável.
 
A comunicação e a cultura organizacional
A comunicação organizacional ao seu nível interno contribui fortemente para uma maior motivação e coesão dos membros organizacionais. Comunicar com estes públicos exige que a comunicação se adapte a eles respondendo às suas necessidades e seja capaz de os mobilizar para a consolidação da cultura organizacional. Para além destas dimensões simbólicas existem outras objetivas associadas ao seu percurso de vida e que podem contribuir também para o conhecimento organizacional com a transferência do seu património para os mais novos.
Identificar as dimensões que com que cada um poderá ser capaz de contribuir para a cultura e o conhecimento organizacional é o desafio que se coloca à gestão dos recursos humanos e da comunicação para mobilizar estes públicos, tornando-os elementos ativos nas novas realidades organizacionais.

Chamada de artigos

Esta edição especial pretende contribuições que permitam compreender como as sociedades estão a gerir o envelhecimento das populações e o prolongamento da vida ativa, bem como estes fatores estão a ser assimilados pelas organizações que ainda muitas vezes estigmatizam os séniores para admitirem jovens a quem pagam menos e pensam que podem exigir mais perdendo referências organizacionais. Como elemento central pretendem-se contribuições que possam refletir a gestão das novas realidades organizacionais quer para a gestão de recursos humanos quer para a gestão da comunicação.
Alguns tópicos que se enquadram nesta temática são:

• O envelhecimento ativo e as novas realidades nas sociedades atuais;

• O prolongamento da vida ativa, novas realidades organizacionais, quer para a gestão dos recursos humanos quer para a gestão da comunicação nas organizações;

• Novos públicos e novas ferramentas de comunicação;

• A emergência de novos públicos e o desenvolvimento de novas estratégias comunicacionais;

• O valor dos públicos séniores nas organizações: contribuição dos séniores para o desenvolvimento da capital social de uma organização ou rede comunitária;

• A comunicação e a gestão da cultura organizacional e os públicos séniores;

Fonte: http://www.labcom.ubi.pt/sub/evento/489