Carla Baptista

/Carla Baptista
Carla Baptista2010-04-28T22:11:43+00:00

Nome: Carla Baptista

E-mail: carla.baptista@fcsh.unl.pt

Curriculum Vitae: CV em PDF

Resumo:

Professora Universitária, Docente da Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desde 2002, no Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem, leccionando as cadeiras de Atelier de Jornalismo, Géneros Jornalísticos e Questões Éticas e Deontológicas do Jornalismo. Licenciada em Ciências da Comunicação pela UNL – FCSH (1992) e Mestre em Estudos Africanos pelo ISCTE (1998). Na investigação para a tese de Mestrado, orientada pelo Professor Mário Mesquita, procurou ligar as temáticas da Comunicação e do Desenvolvimento, nomeadamente o papel que os media podem desempenhar na promoção dos valores da democracia, do respeito pelos direitos humanos e no reforço da cidadania. Este trabalho encontra-se publicado pela Editora Minerva Coimbra (2002), com o título Portugal-Angola: Olhares Trocados.
Tem publicado artigos científicos e recensões de livros da área na revista Media e Jornalismo, editada pelo CIMJ e na revista Caleidoscópio, da Universidade Lusófona. Encontra-se actualmente envolvida num projecto de investigação, financiado pela FCT, designado “Memórias Vivas do Jornalismo”, com a duração prevista de dois anos, sob a coordenação de Fernando Correia, jornalista, Mestre em Ciências da Comunicação e professor universitário.
É sócia fundadora do CIMJ e da SOPCOM, tendo participado na organização do I Congresso do CIMJ (2001), integrando a equipa encarregue da redacção das sínteses finais do Congresso.
Foi docente da Universidade Lusófona entre 1998 e 2002, tendo leccionado na licenciatura de Ciências da Comunicação as cadeiras de Géneros Jornalísticos, Redacção Jornalística, Jornalismo de Investigação e Jornalismo Político. Foi ainda docente, naquela instituição, no curso de pós graduação em Ciências Documentais, leccionando a cadeira de Teoria e Sociologia da Informação.
Iniciou a carreira de jornalista em 1995, no Diário de Notíci as, nas secções Sociedade e Política Nacional, tendo ganho diversas menções honrosas por reportagens aí publicadas. Passou a exercer Jornalismo em regime de free lancer após 1998, colaborando com diversos órgãos de comunicação social, nomeadamente o jornal Independente, a revista Notícias Magazine, a revista Os Meus Livros e a revista Jornalismo e Jornalistas.
É argumentista de Cinema, tendo escrito os argumentos de Fintar o Destino, Santa Liberdade, O Herói e Pele, além de várias curtas-metragens. O argumento de Fintar o Destino, filme realizado por Fernando Vendrell e estreado comercialmente em 1994, ganhou o Prémio de Melhor Argumento no Festival Internacional de Cinema Desportivo da Cidade de Santander e uma menção honrosa no Festival de Cinema de Berlim, na edição de 1994.

{backbutton}