/Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português Universidade de Aveiro | 7 fevereiro 2014
Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português Universidade de Aveiro | 7 fevereiro 20142013-10-31T10:09:41+00:00

As Tecnologias da Comunicação (TC), nomeadamente web 2.0, têm vindo a assumir um papel de alavanca na transformação da nossa sociedade, promovendo o estabelecimento e fortalecimento de ligações interpessoais e institucionais nas quais se suportam muitas das actuais estratégias de trabalho das organizações. As Instituições do Ensino Superior (IES), Universidades e Institutos Politécnicos, têm procurado tirar partido do potencial das TC com o objetivo de proporcionar novas formas, mais eficazes e eficientes, de promover melhores condições de trabalho para estudantes e docentes. A caracterização deste fenómeno e o estudo dos respetivos impactos têm vindo a ser objeto de estudo de muitos investigadores nacionais e internacionais, que procuram compreender quais os benefícios, as dificuldades e os principais factores que contribuem para o uso – e o bom uso – das TC no Ensino Superior (ES).

Esta conferência, organizada no âmbito do projecto TRACER (http://cms.ua.pt/TRACER/), tem por objetivo promover o debate sobre a utilização das TC no Ensino Superior Português (ESP), e destina-se a docentes, investigadores, estudantes de pós-graduação, gestores e responsáveis de IES. As comunicações, que serão reunidas numa publicação que será disponibilizada em acesso aberto, deverão focar-se na apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação relevantes para a temática da conferência, incluindo quer trabalhos relacionados com o impacto do uso das TC em sala de aula ou em comunidades online quer estudos sobre o desenvolvimento e avaliação de novas soluções tecnológicas.

Temáticas centrais da conferência

1. TC móveis no ES
  2. Comunicação e Web Semântica no ES
  3. Comunicação em ambiente de Cloud Computing no ES
  4. Casos de estudo sobre utilização inovadora das TC no ES
  5. TC e Ensino a Distância no ES
  6. Novas abordagens didáticas no ES com recurso às TC
  7. TC no suporte a MOOC
  8. O género e o uso das TC no ES
  9. Modelos de avaliação e de garantia de qualidade da aplicação de TC no ES
  10. Formação de docentes e estudantes para o uso das TC no ES
  11. Gestão das TC em IES

Datas importantes

• Submissão de resumos alargados de artigos ou pósteres: 15 de novembro de 2013
  • Comunicação da decisão do painel de avaliação: 30 de novembro de 2013
  • Submissão das versões finais dos artigos ou pósteres: 31 de dezembro de 2013
  • Inscrição (gratuita) dos autores dos artigos ou pósteres: 31 de dezembro de 2013
  • Inscrição (gratuita) dos participantes: 17 de janeiro de 2014
  • Conferência: 7 de fevereiro de 2014

Submissão

Os resumos alargados, dos artigos ou pósteres, deverão ter entre 2 a 3 páginas (excluindo bibliografia) e deverão ser elaborados com base no modelo de artigo disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/about/submissions#authorGuidelines. Os artigos deverão ter entre 6 e 12 páginas e deverão ser elaboradas de acordo com o mesmo modelo. As propostas de artigo ou póster, que serão avaliadas por revisores independentes, deverão ser submetidas através do endereço projecto-de-tracer@ua.pt.

Inscrições

A participação na Conferência é gratuita, sendo necessária inscrição. Para efetuar a inscrição na Conferência, basta preencher o formuláriodisponível para o efeito, até ao dia 17 de janeiro de 2014.