CfP: Dossìê Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa

/CfP: Dossìê Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa
CfP: Dossìê Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa2015-10-07T21:52:56+00:00

 As revistas Estudos de Jornalismo, da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, e Dispositiva, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas (Brasil) fazem chamada de artigos inéditos para edição conjunta dos dois periódicos científicos que será publicada em Dezembro de 2015 e que terá como tema Tendências do jornalismo em países de língua portuguesa.

O objetivo é proporcionar à comunidade acadêmica em comunicação elementos para uma cartografia do jornalismo presente em países lusófonos. Dentro do tema proposto, dar-se-á prioridade a artigos que tratem dos aspectos ligados às condições e modos de produção do jornalismo; às singularidades de natureza discursiva, de linguagem, estética e técnica que conformam os enunciados jornalísticos produzidos nos meios noticiosos desses países; os novos modos de construção noticiosa e as relações que se estabelecem entre os meios offline e online; aspectos éticos do exercício profissional de jornalista; a história do jornalismo nos países lusófonos; a liberdade de imprensa.

O prazo para o envio dos textos completos é 30 de Novembro de 2015, com a publicação conjunta das duas revistas prevista para Dezembro de 2015. O autor ou pelo menos um dos autores deve possuir a titulação de doutorado.
Os textos devem ser encaminhados para as duas revistas nos seguintes e-mails: revistaestudosjornalismo@gmail.com e dispositiva@gmail.com.
As duas revistas adotarão nesta edição o padrão de normalização APA (American Psichological Association) e a submissão deve conter as seguintes informações:

 

•Os textos devem ser assinados pelos autores contendo o email, contato e instituição a que pertencem . 
•Os resumos devem conter no máximo 300 palavras
•O texto final deve ter entre 35 e 40 mil caracteres.
•Os textos aprovados para publicação deverão ser submetidos em template específico que será fornecido pelos editores.

Editores: Pedro Jerónimo (Estudos de Jornalismo) e Mozahir Salomão Bruck (Dispositiva)