IV Congresso de História e Desporto 28 e 29 maio 2015 FCSH-UNL

/IV Congresso de História e Desporto 28 e 29 maio 2015 FCSH-UNL
IV Congresso de História e Desporto 28 e 29 maio 2015 FCSH-UNL2015-03-12T16:33:13+00:00

O Grupo de História e Desporto (GHD) reúne investigadores de diversas instituições com o objetivo de promover a cooperação, a investigação e a divulgação de estudos, assim como a realização de atividades sobre História e o Desporto no contexto nacional e internacional.

O GHD assumiu o desenvolvimento de diversas iniciativas, quer a nível editorial quer organizativo, incluindo a realização de um congresso anual. Pretende-se que esse congresso constitua um contributo para a discussão e o aprofundamento de matérias ligadas à História e ao Desporto, elegendo anualmente uma determinada linha de investigação que, em 2015, será Desporto e Sexualidade.
O congresso terá como tema central a Sexualidade na sua intercepção com o Desporto e a História, abrindo espaço à reflexão sobre questões de Género, Identidade de Género e Orientação Sexual.

Linhas temáticas (as comunicações podem inserir-se num dos seguintes temas, ou outros):

·Assédio sexual, bullying e outras formas de violência no desporto
·Construção sexual do corpo desportista (por exemplo: estética sexual; modificação corporal; body-building; etc)
.Cultura desportiva e sexismo (por exemplo: atleta sex symbol; publicidade desportiva e estereótipos sexistas; etc)
·Diversidade sexual e transformação cultural no meio desportivo
·Divisão sexual das modalidades desportivas (desportos e/ou equipas de homens ou de mulheres; representações culturais e papeis de género nas profissões desportivas; etc)
. Eventos desportivos LGBT (LésbicasGaysBissexuais e Transgénero)
·Fair-play e sexualidade (por exemplo: campanhas e boas práticas de prevenção e combate à discriminação com base na orientação sexual ou identidade de género)
·Homofobia e transfobia no desporto (por exemplo: atletas transgénero e/ou intersexo; outings; etc)
·Jornalismo desportivo e sexualidade
·Linguagem desportiva e sexualidade
·Aproximações estéticas ao corpo desportivo
·Parentalidade, direitos reprodutivos e desporto
·Desporto, corpo e género nos recursos educativos
·Trabalho sexual e desporto
·Turismo sexual e mega-eventos desportivos

Call for papers
As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto máximo de 500 palavras e ser acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica, assim como indicar a respetiva filiação institucional e contatos do autor ou autores (email e telefone). Aceitam-se comunicações em português, inglês e espanhol.
Endereço para o envio de propostas: historia.desporto@gmail.com

Calendarização de 2015
. 27 de abril – data limite para a submissão de propostas de comunicações.
. 4 de maio – comunicação sobre a aceitação de comunicações.
. 11 de maio – divulgação do programa final.

Participantes com comunicação: 25 euros e 10 euros (estudantes)
Outros participantes (com certificado de participação): 5 euros
Estudantes: entrada livre

Organização
Grupo de História e Desporto, do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20.

Congresso internacional, com conferencistas convidados, aceitando-se a apresentação de comunicações mediante submissão de proposta.
Aceitam-se comunicações em português, espanhol e inglês.

Submissão de propostas até 27 de abril de 2015

Enviar: título da comunicação, resumo (500 palavras), 3 palavras-chave e breve currículo (200 palavras) para:historia.desporto@gmail.com

Comissão científica e organizadora
Ana Cristina Santos, CES da Universidade de Coimbra