CFP: Media & Jornalismo: Número especial “Educação para os media na era digital” | Prazo: 15 Fevereiro 2015

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CFP: Media & Jornalismo: Número especial “Educação para os media na era digital” | Prazo: 15 Fevereiro 20152015-01-20T00:00:00+00:00

(See below for English)

O tema da educação para os media atrai um número crescente de investigadores a nível internacional, tanto da área da comunicação como da educação. No terreno, sucedem-se as iniciativas da parte de actores públicos, privados e civis.

O diálogo internacional que Portugal tem desenvolvido em torno da educação para os media tem estabelecido ligações com a Europa e com o Brasil, sobretudo, com agendas focadas na inclusão e capacitação dos cidadãos, especialmente crianças e jovens, para a participação na vida social (Carlsson et al., 2008). Considera-se ainda, numa linha mais actual que encara os media no âmago da vida quotidiana, que esta inclusão e capacitação para o digital é acompanhada pela necessidade do incremento da literacia cívica que implica o envolvimento de diversos actores, deste os jovens, passando pelos pais e escola, até aos stakeholders. Neste âmbito, com a tónica política colocada na aprendizagem ao longo da vida, os últimos anos têm vindo a ilustrar uma atenção cada vez maior para os contextos informais.

Partindo do trabalho e da investigação realizados no âmbito do projecto RadioActive Europe, financiado pela Comissão Europeia, propomos neste número especial uma discussão sobre iniciativas de educação para os media em Portugal e noutros países. Dada a natureza do projecto, que explora as potencialidades da rádio online para a capacitação e inclusão de jovens em ambientes de risco de exclusão e em cenários informais, neste número da revista incentivamos particularmente contribuições que se debrucem sobre os meios digitais e as suas formas de utilização em ambientes de aprendizagem formal e informal, a rádio e o seu potencial participativo e educacional, os contrastes e as interligações entre ambientes formais e informais, bem como estratégias de intervenção focadas nos meios digitais no âmbito da aprendizagem ao longo da vida. Outros temas sugeridos, mas não exclusivos: Literacias digitais, transliteracias, avaliação de competências de literacia e metodologias participativas.

Organizadores: Ana Jorge (FCSH/UNL), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto), Sílvio Correia Santos (Universidade de Coimbra)

Os artigos não deverão exceder os 50.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais); as normas para autores podem ser consultadas em http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=41&Itemid=35

Os artigos podem ser submetidos em língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhola e devem ser enviados para anajorge@fcsh.unl.pt até 15 de Fevereiro de 2015.

Os artigos serão submetidos a processo de double blind review.
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Media & Jornalismo: Special issue “Media education in a digital age”

The topic of media education has attracted growing attention from researchers internationally, both from the field of communication and from education. On the ground, there are several projects from public, private and civil actors.

The international dialogue that Portugal has developed around media education has mostly established connections with Europe and Brazil, with an agenda of citizens’ (especially of children and young people) inclusion and empowerment for participation in social life (Carlsson et al., 2008). Looking at the media in the scope of everyday life, it is considered that the inclusion and empowerment for digital media is interlinked with the need to increase civic literacy, that requires the involvement of several actors, from the youngsters to parents and schools, as well as stakeholders. In this context, informal contexts have gained momentum, with a political focus on lifelong learning.

From the work and research developed in the project RadioActive Europe, funded by the European Commission, we promote a special issue on media education projects in Portugal and internationally, focusing on digital media in formal and informal learning environments; radio and its participatory and educational potential; contrasts and interlinks between formal and informal environments; and intervention/pedagogical strategies focused on digital media in lifelong learning, given the focus of RadioActive (exploring online radio possibilities for empowerment and inclusion of young people at risk of exclusion and in informal settings). Other suggested, but not exclusive, topics, are: digital literacies, transliteracies, assessment of literacy competences, and participatory methodologies.

Editors: Ana Jorge (Universidade Nova de Lisboa), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto), Sílvio Correia Santos (Universidade de Coimbra)

Papers should be below 50.000 characters (incluing spaces and notes); authors guidelines can be accessed at http://www.cimj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1055&Itemid=167

We also accept book reviews, in the areas of interest of the journal, with up to 8000 characters.

Papers and reviews can be submitted in Portuguese, English or Spanish, and should be sent to anajorge@fcsh.unl.pt until February 15th 2015.

Papers will undergo a double blind review process.