CfP: Nova revista online _International Journal of Film and Media Arts

/CfP: Nova revista online _International Journal of Film and Media Arts
CfP: Nova revista online _International Journal of Film and Media Arts2015-05-20T09:41:41+00:00

O primeiro número da revista online Kino – International Journal of Film and Media Arts é dedicado à animação documental. O objetivo é comemorar a realização daquele que é considerado o primeiro filme de animação de conteúdo documental: "The Sinking of Lusitania" (1918) de Winsor McCay, que relata o naufrágio do Lusitania, torpedado em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial.

A animação documental é um tema atual e pertinente a partir do momento em que se tornou mais visível com as longas-metragens de Ari Folman, "Valsa com Bashir" (2008) e Marjane Satrapi, "Persepolis" (2007). Este interesse está também patente na literatura através dos livros de Judith Kriger, _Animated Realism_(Focal Press, 2012) e de Annabelle Honess Roe, _Animated Documentary_(Palgrave, 2013).

Aceitam-se textos que reflitam sobre o cinema de animação documental enquanto género ou linguagem; que analisem filmes em particular; e de depoimentos ou entrevistas com realizadores que utilizam este género/linguagem nos seus filmes explicando as suas razões.

SECÇÃO ESPECIAL

Paralelamente, este número inclui uma secção sobre o cinema de animação português. O objetivo é assinalar o ano de 2015 como aquele em que a primeira vez em Portugal houve um concurso público de atribuição de subsídio para o apoio à produção de longas-metragens de animação. O projeto selecionado foi "Nayola" de José Miguel Ribeiro — vencedor do Cartoon d’Or em 2000 com o filme "A Suspeita" — e que deverá estar concluído em 2018.

Deste modo, aceitam-se também textos de análise sobre a produção de animação portuguesa que tem como realizadores mais importantes e internacionalmente conhecidos: José Miguel Ribeiro, Regina Pessoa, Pedro Serrazina, Abi Feijó e Zepe.