O Olhar da Cultura Visual: Teorias e Práticas da Cultura Visual Hoje

/O Olhar da Cultura Visual: Teorias e Práticas da Cultura Visual Hoje
O Olhar da Cultura Visual: Teorias e Práticas da Cultura Visual Hoje2015-03-12T12:33:59+00:00

Durante o Verão de 2011 no Stone Summer Theory Institute, intitulado “Adeus aos Estudos visuais”, Michael Ann Holly observava que, quando os seus alunos da pós-graduação lhe perguntavam o que eram os estudos culturais, ela respondia: “Não é uma disciplina; não é um campo de estudos. É apenas um nome para uma problemática. Abala a complacência. Não há objectos excluídos. Os estudos visuais nomeiam uma atitude em relação aos objectos visuais, mais do que um ‘departamento’.

Uma tão simples e provocatória explicação do que são os estudos de cultura visual possui duas vantagens: por um lado, é uma forma efectiva de evitar as armadilhas das discussões institucionais e disciplinares que tão frequentemente absorvem o debate acerca dos estudos de cultura visual; por outro, permite-nos dar conta de uma multitude de referências heterogéneas, relacionadas com diferentes tradições e formas de pensar acerca do visual. Este número da Revista de Comunicação e Linguagens convida à submissão de artigos originais acerca do ‘atitude para com a cultura visual’ hoje. Aceitamos estudos quer de carácter teórico quer estudos de caso, em Inglês e em Português, que tenham em conta, entre outros, os seguintes tópicos:

• Fotografia;
  • Filme e media baseados na imagem-movimento e imagem-tempo;
  • Novos Media;
  • Imagens científicas, técnicas e médicas;
  • Debates acerca do poder e agência das imagens;
  • Modos do ver / olhar e práticas espectatoriais;
  • A viragem ‘pictórica’ ou ‘icónica’;
  • Debates acerca do valor da imagem na cultura moderna e pós-moderna: iconoclasma, iconofobia e diferentes contribuições para a proliferação das imagens;
  • Imagem e texto literário

Envie a proposta de artigo, com um resumo de não mais de 250 palavras e uma breve nota biográfica para os endereços indicados abaixo:

margarida.medeiros@fcsh.unl.pt

teresa-castro@univ-paris3.fr

Deadline para as propostas de artigos: 15 de Abril de 2015.

Os autores serão notificados no fim de Abril se foram aceites, ou não, as suas propostas.

Deadline para a submissão do artigo final: 30 de Junho de 2015.

Os artigos não deverão ter mais de 6000 palavras (incluindo bibliografia e notas).