Os novos contextos da geopolítica e as sucessivas crises económicas e sociais deste mundo globalizado têm vindo a colocar mais em evidência, neste século XXI, fenómenos já existentes ou emergentes, mas em relação aos quais, em particular nos media, não se estará porventura a dar a melhor resposta.
A complexa crise dos refugiados, a falta de futuro para os jovens, a invisibilidade mediática das minorias e das suas culturas, o empobrecimento das classes médias nos países desenvolvidos, são apenas alguns dos aspetos que emergem como consequência direta das crises económicas e sociais desta época contemporânea que vivemos, constituindo-se assim numa preocupação acrescida dos investigadores, designadamente no que se refere à análise dos contextos, das representações e do discurso dos media face a estes mesmos fenómenos.
Investigar a diversidade no sistema de media significa começar por verificar se os meios de comunicação dão “voz” às comunidades a que se destinam, se é um sistema globalmente “inclusivo” das minorias e das mulheres, por exemplo, tanto no conteúdo, como no emprego, ou mesmo na propriedade. Um recente estudo sobre a BBC* concluía precisamente que as “minorias étnicas, regionais, nacionais e baseadas na fé estão insatisfeitas com a sua visibilidade e representação na televisão de serviço público”. Se este é o panorama na BBC, nos media em geral não será certamente melhor.
De forma a permitir um mais alargado e aprofundado debate destas questões na academia e no espaço público em geral, a revista Media & Jornalismo lança uma “call” dedicada ao tema “Media e Diversidade”. Pretendemos, fundamentalmente, contribuições que trabalhem alguns dos tópicos que nos parecem ter uma especial relevância neste domínio, numa perspetiva lata e aberta, nomeadamente na inter-relação dos seguintes âmbitos com o sistema e o discurso dos media:
– Minorias e diversidade cultural, étnica, sexual, linguística;
– Multiculturalismo, pluralidade das expressões e vozes, conteúdo intercultural;
– As questões da juventude; exclusão/inclusão sociocultural, subculturas juvenis;
– Género e discriminação;
– Pessoas com necessidades especiais, idosos, experiências de envelhecimento; acessibilidade online/offline;
– Diversidade de géneros/conteúdos; concentração e pluralismo;
– Defesa do património e da herança cultural nacional/local.
A chamada de trabalhos termina a 31 de Dezembro de 2016.
O número será publicado em Outubro de 2017.
Submissões
As normas de submissão encontram-se aqui
Os artigos deverão ser enviados para os coordenadores do número:
F. Rui Cádima – frcadima@gmail.com
Marisa Torres da Silva – marisatorresilva@hotmail.com
Este número temático será o Nº 31 – Vol. 17, Nº2 (a sair em Outubro de 2017) da revista Media & Jornalismo
*A Future for Public Service Television: Content and Platforms in a Digital World. A report on the future of public service television in the UK in the 21st century. Goldsmiths – University of London, 2016.