CFP: Revista “Comunicação e Sociedade”, nº 25 | Prazo:15 março 2014

/CFP: Revista “Comunicação e Sociedade”, nº 25 | Prazo:15 março 2014
CFP: Revista “Comunicação e Sociedade”, nº 25 | Prazo:15 março 20142014-03-02T00:00:00+00:00

Está aberta, até ao próximo dia 15 de março, a chamada de artigos para a revista "Comunicação e Sociedade" nº 25, cujo tema incide sobre "Ética na Comunicação: Velhas Preocupações, Novos Desafios", sendo coordenada por Joaquim Fidalgo (Portugal-CECS) e Rogério Christofoletti (Brasil). A revista é editada pelo CECS.

As questões éticas associadas à comunicação são sempre objecto de acalorados debates públicos, mas nem por isso têm estado muito presentes nas agendas de investigação de instituições académicas e científicas. Frequentemente associada a perspectivas singelamente moralistas, ou reduzida a um conjunto de lugares-comuns sobre bom ou mau comportamento social, a dimensão ética dos processos comunicativos não é suficientemente valorizada enquanto processo racional, consciente e crítico, de escolhas baseadas em princípios atentos à dignidade humana, com tudo o que ela implica. No entanto, não faltam vozes a afirmar, nos mais diversos contextos, a importância dessa exigência ética para todos os actores envolvidos na comunicação pública, ao mesmo tempo que apontam precisamente a falta de ética como um dos mais preocupantes sinais de uma actividade comunicativa pouco respeitadora de princípios básicos de uma sã convivência social. Ou seja: o tema parece manter uma fortíssima actualidade na área dos estudos da comunicação, reclamando continuadas pesquisas e reflexões que ajudem a compreender e a melhorar os processos comunicativos em sociedades complexas como aquelas em que hoje vivemos. Acresce que, com os desenvolvimentos tecnológicos da era digital, e em particular com a disseminação da Internet e das múltiplas oportunidades de comunicação on-line, novos problemas e novos desafios éticos têm vindo a colocar-se, seja no contexto profissional de sectores específicos (o jornalismo, por exemplo), seja para o conjunto dos cidadãos que hoje têm (ou podem ter) no espaço público uma voz que não tinham no passado. Assim, a revista “Comunicação e Sociedade” faz uma chamada à apresentação de artigos que, de algum modo, abordem a temática da ética na comunicação, entendida nas suas múltiplas dimensões. As empresas e os órgãos de comunicação social, o jornalismo nos seus variados suportes, a publicidade e a propaganda, as relações públicas, a assessoria, a comunicação estratégica, os novos e velhos media, as redes sociais, tudo o que constitui o universo lato da comunicação no espaço público contemporâneo pode ser objecto de reflexão tendo como pano de fundo a exigência ética e deontológica. Aceitam-se artigos mais focados em dimensões teóricas ou artigos mais ligados a investigações empíricas, desde que não se afastem da temática central da ética na comunicação.

"Comunicação e Sociedade" é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objectivos e âmbito da temática desta edição da revista.

Cada artigo aceite será publicado em Português e Inglês.

Os originais deverão ser enviados em formato “Word” para cecs@ics.uminho.pt, com conhecimento (“Cc”) também a um dos coordenadores deste número temático:

jfidalgo@ics.uminho.pt ou rogerio.christofoletti@uol.com.br

No ASSUNTO da mensagem, os autores deverão escrever: Comunicação e Sociedade – nº 25

As regras editoriais para a submissão electrónica de manuscritos estão disponíveis aqui:

Notificação das decisões de aceitação (via e-mail): até 30 de Abril de 2014.

Data de publicação da revista: Junho de 2014.