Dando continuidade a uma das linhas de investigação do Grupo Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, do CEIS20 da Universidade de Coimbra, que relaciona o desporto de massas com os media, realiza-se a 24 de fevereiro de 2014 as III Jornadas de Comunicação e Desporto, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o tema «Futebol e Media».
O futebol transformou-se num dos temas mais mediáticos da contemporaneidade. Promover a reflexão à volta da temática «futebol-media», nas suas mais diversas dimensões, é o objetivo das III Jornadas de Comunicação e Desporto, precisamente no ano em que se comemoram dez anos sobre a organização do Euro-2004 em Portugal e em que se realiza o Mundial do Brasil.
Linhas temáticas
Os abstracts devem seguir uma das seguintes linhas:
- Construção da personagem futebolística mediática (jogadores/treinadores/dirigentes);
- O conceito de herói no futebol na sua relação com os medi
- Futebol e (anti)modelo social;
- O futebolista enquanto modelo estético e fotográfico;
- Narrativas mediáticas sobre o futebolista, o treinador, o árbitro, o dirigente;
- O enfoque da imprensa, rádio e televisão sobre o futebol;
- Os novos media e o futebol;
- Os media e os mega eventos futebolísticos.
Normas de submissão de abstracts
As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto com o máximo de 500 palavras, acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma nota biográfica e indicar a respetiva filiação institucional e contactos do autor ou autores (email e telefone). Aceitam-se comunicações em português, espanhol e inglês.
As propostas devem ser enviadas para: comunicacao.desporto@gmail.com
Lugar: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra