CIBERJORNALISTAS EM PORTUGAL

/CIBERJORNALISTAS EM PORTUGAL
CIBERJORNALISTAS EM PORTUGAL2011-06-18T00:00:00+00:00

Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, Papéis e Ética

Helder Bastos*

Formato: 17cm x 24cm
240 páginas
ISBN: 978-972-24-1702-0
PVP: 18,20€

A Internet mudou o Jornalismo. Dos jornais impressos às rádios e às televisões, todos os meios de comunicação social acompanharam o advento da web para fazer veicular as suas notícias e alcançar maior audiência. O ciberjornalismo, onde os valores tradicionais se fundem com as novas tecnologias e os jornalistas com as suas audiências, apresenta desafios sem precedentes na profissão. Os profissionais da área tiveram de adaptar-se a esta mudança vertiginosa nas suas práticas e nos seus papéis bem como às expectativas do público: velocidade, actualização permanente da informação, interactividade, mas simultaneamente rigor, ética e credibilidade.

Quem são, afinal, os ciberjornalistas em Portugal? No decurso de um trabalho rigoroso, Helder Bastos, investigador especialista em ciberjornalismo, traça o perfil destes novos profissionais, os desafios com que se deparam,  bem como a implantação, a expansão, as limitações e os problemas emergentes de um novo ramo jornalístico.

*Helder Bastos, mestre e doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é Professor Auxiliar na Universidade do Porto, onde lecciona no curso de Ciências da Comunicação desde a sua fundação, em 2000.Entre 1996 e 2002 foi docente na Escola Superior de Jornalismo. No jornalismo, profissão que exerceu entre 1988 e 2003, trabalhou no Jornal de Notícias, na Rádio Press e no Diário de Notícias, onde foi editor.Pioneiro do ciberjornalismo em Portugal e investigador, tem publicados os livros Jornalismo Electrónico: Internet e Reconfiguração de Práticas nas Redacções e Origens e Evolução do Ciberjornalismo em Portugal. É membro fundador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) e co-fundador do Observatório do Ciberjornalismo.