Ciclo de conferências sobre a exposição “A Terra Como Acontecimento” de Romy Castro

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Ciclo de conferências sobre a exposição “A Terra Como Acontecimento” de Romy Castro2015-11-19T23:02:21+00:00

A primeira conferência sobre a exposição "A Terra Como Acontecimento" de Romy Castro realiza-se no Museu Municipal do Móvel no dia 21 de Novembro de 2015, pelas 16 horas, e será proferida por Paulo Alexandre e Castro, e a segunda conferência realiza-se no dia 11 de Dezembro pelas 16 horas, no mesmo local, proferida pelo Prof. Bragança de Miranda.

BIOGRAFIA ROMY CASTRO

Romy Castro tem realizado e publicado inúmeros trabalhos práticos e teóricos, designadamente em Pintura, Escultura/Instalação, Design gráfico, Joalharia…

Investigadora e Colaboradora do CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2012-2011 | Investigação em curso para o projecto de tese de Doutoramento sobre Mark Rothko, intitulada Da Origem Mítica à Refundação Artística do Mundo, inscrita na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob orientação científica do Professor Doutor José A. Bragança de Miranda. 

2010 | Conclusão dos Estudos Avançados de Doutoramento em Ciências da Comunicação na Especialidade de Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 2006 | Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, com a vertente fenomenológica e hermenêutica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese sobre Mark Rothko, intitulada Os Tempos da Cor, sob orientação científica do Prof. Doutor Nuno Nabais. 

1996 | Estudos de Doutoramento em Pintura pela Facultat Complutense de Bellas- Artes de Madrid, intitulada Novas Matérias Pictóricas, sob orientação científica de Jose Guerrero e Lucio Muñoz. 1994-95 | Curso de Arte e Teoria, Aula do Risco, Escola de Formação Artística Avançada. 1988 | Seleccionada para os Talleres de Arte Actual, Circulo de Bellas Artes de Madrid, onde trabalha com Jose Guerrero.

1988 | Seleccionada para os Talleres de Arte Actual, Circulo de Bellas Artes de Madrid, onde trabalha com Jose Luis Alexanco. 1988 | Licenciatura em Bellas Artes, sección Pintura – Facultat Complutense de Bellas Artes de Madrid. 

1986 | Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura – ESBAL. Frequenta a École Supérieur de Beaux-Arts de Paris. Alterna os estudos académicos de pintura com investigação e prática em design gráfico. – Bolsa de estudos e subsídios da Fundação Calouste Gulbenkian. – Subsídios do Ministério dos Negócios Estrangeiros. – Membro da Sociedade Portuguesa de Autores – Membro da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa – Membro do Grémio Literário de Lisboa – Membro do Circulo de Bellas Artes de Madrid.

Principais exposições individuais 2012 | A Terra como Acontecimento, Laboratório da Paisagem, Guimarães, no âmbito da Agenda Design e do programa de Guimarães Capital Europeia da Cultura. 2008-2009 | Memória da Terra Negra III, Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, Amarante. 2006 | Memória da Terra Negra II, Galeria dos Paços do Concelho, Tomar. 2005 | RC Chair, realização de uma cadeira em estrutura de aço revestido a couro. Série limitada, exposta na Fábrica em Victoria, Espanha e exposta na Galeria António Prates, Lisboa.

Prémios/exposições:

Pintora e Ensaísta / Painter and Essayist2004 | Memória da Terra Negra: Instalação, Museu do Pão, Seia. 2003 | Le visible et l’invisible : Instalação, Campo de Golfe, Vila- Sol, Algarve. 2001 | Le visible et l’invisible : Instalação, Centro de Arte Morgadinhos / Fundação Oriente, Vila-Sol, Algarve. 

2001 | The Black Time, V Bienal Internacional de Artes, Sharjah, Emiratos Árabes Unidos. (Em representação de Portugal). 2001 | Le visible et l’invisible: Instalação Feira de Arte de Madrid 2001, Canals Galeria d’Art.

1999 | Camouflage, Galeria António Prates – Arte Contemporânea, Lisboa. 1998 | The Black Time, Palácio Anjos, Algés, Oeiras. The Black Time, Lagar de Azeite, Palácio Marquês de Pombal, Oeiras.

1997 | The Black Time, Manifesto Galeria, Barcelona. 1996 | The Black Time, Artexpo 96, Fira d’Art de Barcelona, Canals Galeria d’Art. 1995 | The Black Time, Canals Galeria d’Art Sant Cugat, Barcelona. 1994 | Corpus no Templo, Instalação: Pintura/Escultura. Convento dos Cardaes, no âmbito de Lisboa Capital Europeia da Cultura. 1993 | Linearity in Time, in Europa a Miró, Canals Galeria d’Art. Sant Cugat, Barcelona. (Em representação de Portugal). Linearity in Time, Cecelia Coker Bell Gallery, South Carolina, E.U.A. Subtectum, Centro Cultural do Alto Minho, Galeria Barca d’Artes, Viana do Castelo. 1992 | Subtectum, Galeria Carvalho Araújo, Braga. 1991 | Negritades, Centro Cultural Emmerico Nunes, Sines. Negritades, Exhibit Galerie, Berlin. 1990 | Negritades, Galerie Capricorn Art, Berlin. Arctos, Galeria S. Mamede, Lisboa. Negritades, Galeria Vilamoura, Vilamoura. Algarve. 1989 | Interioridades, Galeria Triângulo 48, Lisboa. 1987 | Paisagens Interiores: O Silêncio II, Templo do Gato, Lisboa. Paisagens Interiores: O Silêncio I, Galeria Triângulo 48, Lisboa. Exposição de Cerâmica, Cisterna da ESBAL, Lisboa. 1986 | Trapos Vividos, Exaustos, Abandonados, Galeria Bertrand, Porto.

Obras em museus e colecções Representada em colecções privadas e públicas nacionais e internacionais: Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso, Amarante. Museu Municipal de Tomar – Colecção de Arte Contemporânea de José Augusto– França Museu da Cidade de Lisboa, Lisboa. Museu de Vila Nova de Cerveira, V. N. de Cerveira. Museu de Arte Moderna de Sharjah, Emiratos Árabes Unidos Columbia Museum of Art, Columbia, South Caroline, E.U.A. Centro Cultural do Alto Minho, Viana do Castelo. Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Lisboa. Department of Art, Coker College, Hatsville, South Caroline, E.U.A. Assembleia da República, Lisboa. Consulado de Portugal, Nova Iorque, E.U.A. Consulado de Portugal em Barcelona, Espanha. Fundação António Prates, Ponte de Sor, Portugal. Convento dos Cardaes, Lisboa. Palácio dos Condes de Óbidos, Lisboa. Caixa Geral de Depósitos, Lisboa. Banco Pinto & Sotto Mayor, Lisboa. Banco Millenium BCP, Lisboa. Maternidade Dr. Alfredo da Costa, Lisboa. Campo de Golfe, Buraco 25, Vila-Sol, Algarve. Colecção Galeria António Prates, Lisboa. Colecção Canals Galeria d ́Art Sant Cugat, Barcelona.

Importantes críticos de arte têm escrito sobre a sua obra: José Augusto-França, José Luís Porfírio, José Carlos Vasconcelos, Cristina Azevedo Tavares, Mário Martins da Silva, José Souza Machado, Jose Guerrero, José Maria Iglesias, Lucio Muñoz, Jose Corredor-Matheos, Mark Schneider, Ulfried Schaefar, (Teses sobre a série Negritades), Sergio Rispoli, Larry Merriman, Javier Carles, Maria João Fernandes, Tomás Paredes, Nuno Nabais, José A. Bragança de Miranda, Edmundo Cordeiro, António Pedro Pita.

 

José Vinha
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Paços de Ferreira