CIMJ participa na Conferência Media e Império Português

/CIMJ participa na Conferência Media e Império Português
CIMJ participa na Conferência Media e Império Português2013-10-25T11:04:46+00:00

A Conferência Media e Império Português organizada pelo Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a decorrer nos próximos dias 1 e 2 de novembro, no Centro Cultural de Belém, contará com a participação de vários investigadores do CIMJ. Entre eles estão Helena Lima (UP) e Jorge Pedro Sousa (Univ. Fernando Pessoa) proferem uma comunicação intitulada ” A defesa do império português em África e a cobertura da I Guerra Mundial (1914-1918) pela ilustração portuguesa”. A sessão decore no primeiro dia, das 10h15 às 12h00 sessão 2 – na sala Amália Rodrigues império e Media no quadro do fim a Monarquia e I República portuguesas – Imprensa. Nesta mesma sessão Suzana Cavaco abordará a “Imprensa periódica portuguesa voltada para o Brasil (1825-1915): oportunidades e constrangimentos”. No mesmo dia, Isabel Ferin (FL-UC) e vice-presidente do CIMJ modera a sessão das 13h30 às 15h10 na Sala Amália Rodrigues império e Media quadro do fim a Monarquia e I República portuguesas – Imprensa, Fotografia, Escultura, Viagens, onde Teresa Mendes Flores ( (Univ. Lusófona) profere uma comunicação respeitante ao tema “As fotografias das expedições africanas e a construção do império português”.

Das 15h30 às 16h50, na Sala Amália Rodrigues Media e império no quadro do Estado Novo Cinema, Viagens, Exposições, a investigadora Maria do Carmo Piçarra, irá debater o tema do “Cinema império: propaganda e censura nos filmes coloniais durante o Estado Novo”. No segundo dia da conferência, Ferin irá debater “Os sistemas políticos e mediáticos no espaço lusófono: uma abordagem histórica”.