/CIMJ recebe André Fernandes, da ANF – Agência de Notícias das Favelas, do Rio de Janeiro
CIMJ recebe André Fernandes, da ANF – Agência de Notícias das Favelas, do Rio de Janeiro2014-09-01T12:50:06+00:00

"Das inovações criativas ao uso da tecnologia social para resolução das demandas sociais" é o tema central do debate que terá lugar no próximo dia 12 de setembro no Centro de Investigação Media e Jornalismo. Edifício ID.

Investigadora organizadora: Rosana Martins | Orador Convidado: André Fernandes, da ANF – Agência de Notícias das Favelas, do Rio de Janeiro | Moderador: Francisco Rui Cádima

O evento realiza-se das 11h às 13h na Sala Multiusos 2, piso 4, do Edifício ID e a entrada é livre.

Panorama Brasil- Portugal em Movimento – PBM, manifestação acadêmica, teve início no ano de 2009 em Lisboa- Portugal nas dependências instituicionais da Universidade Nova de Lisboa, por um grupo de investigadores ligados as áreas da humanidades interessados na reflexão da sociedade e a comunicaçao  contemporâneas, suas inquietações e conflitos no estabelecimento da cidadania ativa e diversidade, acessibilidade, disseminação de valores solidários, cooperativos e de justiça social, nas mais diversas mídias e nos social network.

A missão do Panorama Brasil-Portugal em Movimento é buscar estimular o aumento dos fluxos de cooperação; compartilhar experiências e conhecimentos; divulgar a imagem do Brasil e Portugal contemporâneo; favorecer trocas e diálogos culturais; colaborar no levantamento de temas e pesquisas; e desenvolver alianças, onde houver potencial para avançar agendas de trabalho comuns.

O presente evento cultural justifica-se tendo em vista os efeitos positivos da globalização, ao propiciar os laços de amizade e cooperação visando os estreitamentos das relações Brasil-Portugal. Com isso, sua realização ganha relevância na medida em que estimula o diálogo cultural abrindo espaço para o debate nacional e internacional no que diz respeito ao fortalecimento da diversidade cultural no mundo.

Nessa edição volta-se o olhar para iniciativas de coletivos periféricos e o uso das tecnologias informacionais e comunicativas, desde sua perspectiva pedagógica que visa apropriar ou empoderar das tecnologias sociais, a fim de estimular a participação social e o processo de cidadania.

O surgimento da Tecnologia Social (TS), como foco promissor de novos estudos e busca de desenvolvimento dos empreendimentos sociais, pode provocar articulações inovadoras, com foco às contribuições sociais de uma configuração mais especializada e profissionalizada. O uso das TSs está baseada na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas e carências concretas.

A apropriação das tecnologias sociais para geração de novos modelos de negócios com impacto social começam a surgir nas periferias cariocas como alternativas criativas de desenvolvimento, geração de emprego, renda e incentivo ao empreendedorismo, ultrapassando as fronteiras da sustentabilidade para tornarem-se estratégias socioeconômicas de combate à pobreza.

O evento pretende assinalar que o processo comunicativo – entendido essencialmente como construção de relações – pode suscitar o fortalecimento identitário e a consciência de cidadão no indivíduo, a partir do momento que fortalece sua autonomia simbólica e, como tal, sua condição de intervenção na sociedade. E tomando, então, como ponto de partida o conceito de empoderamento – enquanto mecanismo fomentador de cidadania -, o evento busca evidenciar as bases comunicativas de coletivos sociais como processo de mediação que funciona como vetor de educação e de transformação social.

Mesa de Debates: Comunicação para a Mudança Social: uma via de democratização das vozes cidadãs.

Moderador: F. Rui Cádima (FCSH/NOVA)

A mesa de debates tem como proposta identificar como os empreendimentos sociais como da Agência de Notícias das Favelas (ANF), a partir do uso das tecnologias informação e comunicação e, que podem promover a inclusão social para construção e exercício da cidadania. A mesa contribuiu para abrir espaço para a interação, para o diálogo e para a construção de novos conhecimentos em direção às formas sustentáveis de produção dos meios de vida e emancipação social.

A partir das experiências compartilhadas busca-se nesse debate relacionar os conceitos de gestão do conhecimento e de tecnologia no contexto dos empreendimentos sociais nas periferias brasileiras, visando contribuir na tentativa de elaborar modelos mais abrangentes e potencialmente eficazes de práticas e estratégias renovadas de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito, na efetivação de uma sociedade mais justa, igualitária, solidária e sustentável.

André Fernandes, coordenador geral e mentor da primeira Agência de Notícias das Favelas – primeira rede de jornalismo implantado nas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

Rosana Martins, Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Universidade Nova de Lisboa, e Pesquisadora Associada ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON.ECO.UFRJ. Dr. Martins é membro The Transnational Lives, Gender and Mobility network (TLM & G) – Institute of Social Sciences – University of Lisbon / European Science Foundation. Autora o livro, Hip-Hop. O Estilo que ninguém segura. Esetec, 2005; e entre outas as organizações Admirável Mundo MTV Brasil, Saraiva, 2006; Espaço Público, Direitos Humanos & Multimedia: Novos Desafios, Multifoco, 2012, e Lusophone Hip-Hop “Who we are” and “Where we are”: identity, urban culture and belonging, UK: SKP, 2013

Lançamento livro

Fernandes, André. Perseguindo um sonho:  a história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo. Rio de Janeiro: ANF, 2014.