Colóquio Jornalismos/Jornalistas | 30 maio Culturgest

/Colóquio Jornalismos/Jornalistas | 30 maio Culturgest
Colóquio Jornalismos/Jornalistas | 30 maio Culturgest2013-05-24T00:00:00+00:00

O jornalismo vive um período inédito de mutações velozes e intensas. As novas tecnologias da informação, a digitalização da cultura, a desmaterialização e a desvalorização do trabalho, colocam problemas tão poderosos que a profissão corre o risco de perder os valores, as práticas e os fins que a constituíram. É urgente, por isso, refletir sobre as condições que determinam o seu exercício e debater as tendências com que hoje se confronta.

Jornalismos/Jornalistas responde a essa necessidade reunindo aos investigadores Rémy Rieffel (Univ. Paris II, Panthéon-Assas), Carolyn Marvin (Univ. Pennsylvania) e José Nuno Matos (Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa) um conjunto de profissionais do jornalismo e da comunicação. Conciliando perspetivas analíticas com diversas experiências pessoais, este colóquio pretende por meio de uma discussão pública, expor e pensar os dilemas que os jornalistas enfrentam na atualidade, enquanto sujeitos da produção intelectual e da sociedade civil. E nesse sentido acolhe também uma serie de intervenções dedicadas a formas de comunicação (sobretudo política) que sugerem caminhos alternativos ao mainstream da atividade jornalística.

Consulte o programa aqui.