/Colóquio Media, Trabalho e Conflitos Sociais (Séculos XIX e XX) | 16-17 outubro 2013 FCSH-UNL
Colóquio Media, Trabalho e Conflitos Sociais (Séculos XIX e XX) | 16-17 outubro 2013 FCSH-UNL2013-10-20T00:00:00+00:00

Esta conferência internacional pretende incentivar a apresentação de investigações que tenham por cerne as relações e condições laborais na imprensa, radio e televisão e também que enfatizem as relações entre media e conflitos sociais, desde o século XIX até ao final do século XX.

Além de se pretender favorecer um conhecimento diacrónico da evolução do papel dos media em torno desses dois eixos de problematização, esta conferência procura também fomentar uma reflexão interdisciplinar, acolhendo para tanto apresentações produzidas no âmbito da história, da sociologia, da antropologia, e da comunicação social, entre outras ciências sociais.

• As propostas de comunicações devem privilegiar contribuições teóricas ou metodológicas, estudos de caso ou outras investigações que concorram para criar conhecimento em torno:
  • Da história do trabalho e das condições laborais dos trabalhadores dos media;
  • De conflitos de trabalho envolvendo media  e do seu impacto na comunidade envolvente;
  • Da influência do movimento dos trabalhadores e dos conflitos sociais na história dos media;
  • Do papel dos media face a conflitos sociais;
  • De sociabilidades associativas dos trabalhadores dos media;
  • De dinâmicas de trabalho entre media nacionais e seus congéneres estrangeiros.

As propostas devem ser submetidas à organização da conferência, até 31 de Maio de 2013, através do seguinte email:mediatrabalhoconflitossociais@gmail.com. As propostas devem apresentar: título, resumo (mínimo de 200 palavras e máximo de 500), nome e filiação institucional do comunicante. A organização comunicará da decisão de seleção das propostas recebidas até 30 de Junho. Os comunicantes selecionados devem enviar à organização o texto completo da sua apresentação até 30 de Setembro.

Organização: Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH-UNL)

Coordenação: Raquel Varela, Giulia Stripoli, Paula Borges Santos

Parcerias: Comissão de Trabalhadores da Rádio Televisão Portuguesa; Comissão de Trabalhadores da Agência Lusa, Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Calendário:

Data limite de submissão de propostas: 10 de Julho de 2013

Data de comunicação da decisão de  seleção: 1 de Setembro de 2013

Data limite de envio de texto completo: 5 de Outubro de 2013

Contacto e email de envio de propostas: mediatrabalhoconflitossociais@gmail.com