Comunicação e Cidadania – João Carlos Correia (2004)

/Comunicação e Cidadania – João Carlos Correia (2004)
Comunicação e Cidadania – João Carlos Correia (2004)2010-02-27T19:28:40+00:00

Os media e a fragmentação do espaço público nas sociedades pluralistas

Este livro trata do papel da comunicação na constituição da sociedade. Com o recurso a teorias clássicas da Sociologia e da Filosofia (Interaccionismo Simbólico, Fenomenologia Social, Teoria dos Sistemas e, muito particularmente, a Escola de Frankfurt e as obras de Habermas e de Foucault) reflecte sobre o carácter simbólico da experiência humana. Seguidamente, debruça-se sobre os conceitos de Espaço Público e de sociedade civil como instâncias de mediação entre público e privado e como espaços de aprofundamento da cidadania. Simultaneamente, reflecte sobre a emergência das identidades, a proliferação de minorias e as transformações da experiência que resultam dos fenómenos de fragmentação cultural, referenciados como traços distintivos da nossa contemporaneidade. Neste domínio, debruça-se sobre as tensões entre o Global e o Local, o Universal e o Particular particularmente despertas pelos fenómenos da globalização. Finalmente, recorre à teoria da construção social da realidade e à teoria crítica para investigar o papel dos media: numa palavra, será que os media contribuem para a fragmentação e reforço do pluralismo ou, pelo contrário, contribuem para uma homogeneização e globalização da cultura?

João Carlos Correia é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Exerce as funções de professor nesta instituição, desempenhando funções docentes ao nível de Graduação e Pós-Graduação em Ciências da Comunicação nas áreas de Teoria da Comunicação e Sociedade e Comunicação. É investigador do Laboratório de Conteúdos On-Line (LABCOM), membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo e investigador do projecto Filosofia e Comunicação. É autor da obra Jornalismo e Espaço público (1998), organizador do volume colectivo Comunicação e Poder (2002), e co-organizador da obra Mundo Online da Vida e Cidadania (2003). Tem ensaios publicados nas Revistas Comunicação e Linguagens, Media & Jornalismo, Agora.net e Revista Filosófica de Coimbra além de colaborar na Revista Jornais e Jornalistas. Possui colaborações em trabalhos colectivos em Portugal e no Brasil nas áreas que privilegia: Teoria da Comunicação, Comunicação e Sociedade e Comunicação e Política. Tem tentado dar visibilidade académica à problemática dos media regionais sobre os quais escreveu vários ensaios. Antes de enveredar pela carreira académica, trabalhou como jornalista profissional.

{backbutton}