Concentração, Diversidade e Vozes e Concorrência no Mercado da Imprensa

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Concentração, Diversidade e Vozes e Concorrência no Mercado da Imprensa2016-03-03T16:11:51+00:00

Refª PTDC/IVC-COM/5278/2012

Título do Projeto: " Concentração, Diversidade e Vozes e Concorrência no Mercado da Imprensa"
Investigador Responsável: Paulo Faustino
Projeto com financiamento: FCT

Sinopse

O principal objetivo do projeto foi estudar a concentração da propriedade e o seu impacto na diversidade de vozes e pluralismo da informação. Para este efeito, foram definidos vários objetivos específicos, nomeadamente (i) identificar literatura de referência sobre o tema, (ii) caracterizar financeira e economicamente os mercado dos media, (iii) quantificar as quotas mercado das empresas de media, especialmente editoras de jornais, através da aplicação de índices e medição da concentração da propriedade; (v) identificar o papel das políticas públicas e das práticas regulatórias; (vi) identificar os principais documentos legislativos em Portugal e na Europa sobre o tema da concentração da propriedade e pluralismo da informação; (vii) compreender a perceção dos consumidores de conteúdos e informação sobre a concentração e pluralismo da informação em Portugal, (viii) partilhar conhecimento com diversos especialistas  nacionais e internacionais sobre o tema, (ix) partilhar e disseminar conhecimento sobre o temas através de livros, revistas, conferências e apresentação de comunicações, e (x) criar um documento com informação qualitativa e quantitativa que sirva de base ao estudo do tema da concentração e pluralismo da informação em Portugal.

Equipa
João Paulo de Jesus Faustino
Francisco Rui Nunes Cádima
Luísa Maria Coelho Ribeiro
Manuel Pinto Teixeira
Alan B. Albarran
Aguiar Falcão de Castro
Steven S. Wildman
Alberto Arons Braga de Carvalho

Relatório Final

A – Relatório Final APROVADO

Os objetivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projeto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projeção internacional da equipa envolvida.

Comentário

In spite of some discrepancy between some of the expected indicators and the indicators effectively achieved ( particularly in the items "Papers in national journals","Communications in national meetings"and "Organization of seminars and conferences" ), one must highlight that some important items were quantitatively surpassed ( for instance Books and Reports). In both items, it’s possible to verify the delivery of some quality papers in Journals assessed as Qualis A2 (Brazil) or conferences promoted by ICA or European Media Management Association. Some of the outcomes (mainly books) achieved very good quality standards, being posteriorly assessed in competitive contexts. However, the absence of the previewed seminars and conferences, and the low number of papers and communications in the national academic community hurts the dissemination of results of obvious interest for the Portuguese context. The team is aware of this fragility giving a plausible explanation related with the budget. It is strongly recommended to promote the dissemination of the gathered data in the Portuguese academic community. Some positive point that favors this assessment, are the pertinence of the subject, the quality of the data, the quality of the theoretical framework and the cooperation between the academy and the industry.

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