Concentration, Voices Diversity and Competition in the Media e “Media Industry Dynamics: Management, Concentration, Policies, Convergence and Competition”, são os mais recentes livros ​de ​​​Paulo Faustino​,​ investigador do CIMJ

/Concentration, Voices Diversity and Competition in the Media e “Media Industry Dynamics: Management, Concentration, Policies, Convergence and Competition”, são os mais recentes livros ​de ​​​Paulo Faustino​,​ investigador do CIMJ
Concentration, Voices Diversity and Competition in the Media e “Media Industry Dynamics: Management, Concentration, Policies, Convergence and Competition”, são os mais recentes livros ​de ​​​Paulo Faustino​,​ investigador do CIMJ2015-04-11T00:00:00+00:00

O primeiro livro centra-se na questão da concentração da propriedade e do pluralismo dos meios de comunicação, apresentando teorias e bases práticas para analisar a concentração da propriedade e do pluralismo nos meios de comunicação na Europa e em Portugal, bem como a identificação de possíveis caminhos para estudos a serem realizados no futuro para ampliar o escopo da pesquisa ou considerar metodologias empíricas complementares sobre esta questão. "Concentração de mídia é uma preocupação consequente nesta era de conglomerado transnacional e convergência plataforma, porque é um fator essencial para definir a escala e o alcance da concorrência e graus de pluralismo na propriedade da mídia e na prestação de conteúdo.

"Entender as"estruturas dos Media é crucial para as decisões sobre a política que envolve necessidades democráticas e culturais dos países. Também é importante para a compreensão de como a evolução da tecnologia de mídia estão mudando o ambiente da mídia e da propriedade e controle dos meios de comunicação e as suas infra-estruturas necessárias. Este livro explora ambas as abordagens nacionais e europeias para os problemas de estrutura media e pluralismo dos media, acrescentando novos conhecimentos e perspectivas para o debate.

O segundo livro apresenta artigos diversificados sobre temas relacionados com a Economia e Gestão de Mídia e Indústrias Criativas, a partir de suas características específicas, como uma indústria baseada em capital humano intensivo, a mudanças nos modelos de negócio, os impactos da Internet e influência das políticas públicas, bem como outras práticas em termos de concentração e regulação do setor. O livro está organizado em duas partes – "Concentração Media, concorrência e da convergência" e "Estratégias de Gestão Media, modelos de negócios e indústrias culturais" – e inclui 20 artigos, com base na 6ª Conferência IMMAA (sob o tema "Novos Modelos de Negócios e Políticas de Mídia e Indústrias Criativas: desafios para a pesquisa e ensino de Gerenciamento de Mídia "), que teve lugar em Lisboa em Maio de 2013. Além de Faustino, também participaram Eli Noam and Christian Scholz.