/Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português, Reitoria da Universidade de Aveiro | 7 fevereiro 2014
Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português, Reitoria da Universidade de Aveiro | 7 fevereiro 20142014-01-27T15:50:10+00:00

As Tecnologias da Comunicação (TC), nomeadamente web 2.0, têm vindo a assumir um papel de alavanca na transformação da nossa sociedade, promovendo o estabelecimento e fortalecimento de ligações interpessoais e institucionais nas quais se suportam muitas das actuais estratégias de trabalho das organizações. As Instituições do Ensino Superior (IES), Universidades e Institutos Politécnicos, têm procurado tirar partido do potencial das TC com o objetivo de proporcionar novas formas, mais eficazes e eficientes, de promover melhores condições de trabalho para estudantes e docentes. A caracterização deste fenómeno e o estudo dos respetivos impactos têm vindo a ser objeto de estudo de muitos investigadores nacionais e internacionais, que procuram compreender quais os benefícios, as dificuldades e os principais factores que contribuem para o uso – e o bom uso – das TC no Ensino Superior (ES).

Esta conferência, organizada no âmbito do projecto TRACER (http://cms.ua.pt/TRACER/), tem por objetivo promover o debate sobre a utilização das TC no Ensino Superior Português (ESP), e destina-se a docentes, investigadores, estudantes de pós-graduação, gestores e responsáveis de IES. As comunicações, que serão reunidas numa publicação que será disponibilizada em acesso aberto, deverão focar-se na apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação relevantes para a temática da conferência, incluindo quer trabalhos relacionados com o impacto do uso das TC em sala de aula ou em comunidades online quer estudos sobre o desenvolvimento e avaliação de novas soluções tecnológicas.