Criado primeiro grupo de investigadores portugueses de estudos de rádio

/Criado primeiro grupo de investigadores portugueses de estudos de rádio
Criado primeiro grupo de investigadores portugueses de estudos de rádio2013-02-21T09:18:14+00:00

Foi criada no passado dia 15 de fevereiro uma rede de Estudos de Rádio. A iniciativa é de um núcleo de investigadores que têm desenvolvido trabalho científico sobre o meio radiofónico. Este grupo quer afirmar a área e resgatar a rádio do lugar menor que tem ocupado nas ciências da comunicação.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estudos de rádio em Portugal, um grupo de investigadores de vários centros de pesquisa em comunicação (de Braga, Coimbra e Lisboa), criou no dia 15 de fevereiro uma rede de Estudos de Rádio. Reunidos na Universidade Nova de Lisboa, simbolicamente na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Rádio, os fundadores deste grupo (que integra vários investigadores do CIMJ) pretendem dinamizar os estudos sobre meios sonoros e os novos modelos de produção radiofónica.

A reunião teve o intuito de mobilizar os investigadores que têm desenvolvido algum trabalho científico nesta área para a criação de uma rede nacional que possa constituir-se como interlocutora de outros grupos similares de âmbito internacional. O programa de ações a médio prazo incluirá a organização regular de eventos científicos, a publicação de uma série de livros e o desenvolvimento de projetos de investigação que fomentem a cooperação entre grupos nacionais e internacionais. Ver (+)

Esta reunião de reflexão contou com a participação de Adelino Gomes, convidado para emprestar a sua experiência profissional neste meio à definição de linhas estratégicas de investigação. Um novo encontro ficou já agendado para o final de setembro. Até lá, o grupo conta lançar uma plataforma online para publicar notícias, criar redes de contacto e divulgar a produção bibliográfica dos investigadores portugueses.

O grupo é composto por Ana Isabel Reis (Universidade do Porto/CECS); António Mendes (ISCSP/IADE/CAPP); Cláudia Henriques (Universidade Nova de Lisboa); Diego Weigelt (Universidade Nova de Lisboa/CECL); Inês David (Universidade Nova de Lisboa/CRIA); Filipe Reis (ISCTE-IUL/CRIA); João Paulo Meneses (ISMAI/CEPESE); Jorge Bruno Ventura (Universidade Lusófona); Jorge Guimarães Silva (Universidade do Porto); Luís Bonixe (ESE Portalegre/CIMJ/C3i); Luís Loureiro (ISCSP/CAPP); Luís António Santos (Universidade do Minho/CECS); Madalena Oliveira (Universidade do Minho/CECS); Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto/ CIMJ); Nádia Paulo (ISCSP/CAPP); Nair Silva (Universidade Fernando Pessoa/CIMJ); Nelson Ribeiro (Universidade Católica Portuguesa); Paula Cordeiro (ISCSP/CAPP); Pedro Russo Moreira (UNL – INET-MD); Pedro Portela (Universidade do Minho/CECS); Renato Costa Leite (ISEG); Rogério Santos (Universidade Católica Portuguesa); Sílvio Santos (Universidade de Coimbra/CIMJ); Sofia Gomes (Universidade do Minho/CECS); Teresa Piñeiro (Universidad da Coruña) e Teresa Costa Alves (Universidade do Minho).

Foto retirada de http://www.newsm.org/Wireless/Fessenden/Fessenden.html

Texto: Luís Bonixe (CIMJ/ESE Portalegre)