“Esfera pública digital – fragilidades e desafios”

/“Esfera pública digital – fragilidades e desafios”
“Esfera pública digital – fragilidades e desafios”2012-09-13T17:11:02+00:00

Revista Comunicação e Sociedade, nº 23
Coordenadores do Volume: Helena Sousa, Manuel Pinto e Elsa Costa e Silva
Centro de Estudos de Comunicação e SociedadeUniversidade do Minho – Portugal
Data Limite: 31 de janeiro de 2013

Apesar de todas as críticas e limitações que lhe têm sido apontadas, a concepção de esfera pública apresentada por Jürgen Habermas tem permanecido como um conceito seminal no seio das reflexões científicas sobre as condições de funcionamento democrático das sociedades, assim como o papel dos media na promoção da deliberação e do confronto de alternativas. A transformação do paradigma dos meios de comunicação de massas acarreta mudanças assinaláveis em termos das práticas mediáticas e do papel de cidadão / consumidor / produtor. Os novos media, em particular a internet, colocam novos desafios teóricos, metodológicos e práticos à constituição de uma esfera pública digital. Os espaços públicos convencionais de discussão são confrontados com diversas formas de socialização, com organizações em rede e com novos canais de disseminação e troca de informação que colocam ‘velhas’ questões em termos de poder, regulação, cidadania, participação, auto-expressão e identidade.

O facto de a internet colocar à disposição dos utilizadores uma série de novas ferramentas não significa que estas estejam a ser utilizadas para uma cidadania mais participada ou para uma capacitação dos novos produtores de conteúdos na rede. Formas organizacionais estruturais da sociedade, nomeadamente os media mainstream, continuam a ser agentes centrais de comunicação e informação, assim como os principais produtores de conteúdos consumidos online. Deste modo, a internet enquanto esfera pública digital coloca a investigação e reflexão científica diante de vários paradoxos. Assim, o objectivo deste número da revista Comunicação e Sociedade é reconhecer e assinalar as virtualidades mas também limitações à constituição de uma esfera pública digital. Serão bem acolhidas propostas de textos que se constituam como ensaios e/ou apresentação de investigações empíricas, nos seguintes domínios:

– condições de concretização de uma esfera pública digital;
– o papel de redes sociais, como o Facebook, Twitter ou blogues nessa esfera pública;
– a problemática da regulação e da esfera pública digital;
– interesses comerciais ou organizacionais na esfera pública digital;
– dicotomia velhos versus novos media: complementaridade ou oposição;
– novas práticas mediáticas na esfera pública digital;
– literacia mediática, participação e cidadania na esfera pública digital;
– os jovens e a esfera pública digital;
– exclusão/inclusão digital: processos, barreiras e potencialidades;
– políticas públicas: mercado versus ‘empowerment’;
– especificidades metodológicas nos estudos da esfera pública digital;
– a ‘neutralidade’ da rede e sua conformação ideológica;
– identidade na esfera pública digital: cidadãos, consumidores, utilizadores ou produtores?

Outros temas, de pendor histórico, por exemplo, poderão também ser eleitos como relevantes, nomeadamente em matéria de recensões. “Comunicação e Sociedade” é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será
distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objectivos e âmbito da temática desta edição da revista. Cada artigo Cada artigo aceite será publicado em Português e Inglês.Os originais deverão ser enviados em formato “Word” para cecs@ics.uminho.pt. No ASSUNTO da mensagem, os autores deverão escrever ‘Revista nº 23.’

As regras editoriais para a submissão electrónica de manuscritos estão disponíveis aqui:

Línguas: Português e Inglês
A notificação das decisões de aceitação dos trabalhos será comunicada via e-mail até ao dia 30 de Março de 2013 Esta edição da revista “Comunicação e Sociedade”será publicada no mês de Junho de 2013.