/Espaço Público, Direitos Humanos & Multimedia: Novos Desafios – Martins, Pedroso, Cádima (orgs.)
Espaço Público, Direitos Humanos & Multimedia: Novos Desafios – Martins, Pedroso, Cádima (orgs.)2012-07-26T00:00:00+00:00

O livro “Espaço Público, Direitos Humanos & Multimedia: Novos Desafios” editado no quadro do projeto “Panorama Brasil em Movimento”, e com dois investigadores do CIMJ na sua coordenação (Rosana Martins e F. Rui Cádima), tem como objetivo principal oferecer um panorama amplo sobre transformações sociais relevantes na contemporaneidade, abordando seus limites e possibilidades.

O foco é fundamentado na educação para os direitos humanos e no diálogo com o espaço público e mediático, nos seus múltiplos sentidos. A obra pretende ainda contribuir para a formulação de políticas públicas de segurança, direitos e cidadania.

Um aspecto importante do livro, digno de nota, é a mobilização de autores, tanto do campo da educação formal e não formal, como no campo da mediação, preocupados em fortalecer e fomentar o conhecimento na área dos direitos humanos e no exercício da cidadania democrática. Trata-se de uma ocasião ímpar de diálogo e intercâmbio, ao procurar problematizar as políticas socioculturais, as acções e interacções entre  grupos e culturas minoritárias e, com isso, aprofundar e sistematizar propostas teórico-metodológicas na formação para a intervenção em contextos de diversidade cultural.

As três partes do livro (ver índice) chamam a atenção para essa dinâmica, ressaltando a importância da educação e da informação como meio privilegiado na promoção dos direitos humanos. A obra fomenta um amplo espaço para troca de experiências, além de proporcionar novas configurações para a pesquisa. É leitura relevante para estudiosos e profissionais envolvidos na área dos Direitos Humanos, bem como para estudantes de cursos de ciências humanas e de comunicação. Esta obra é uma interessante fonte de informação e um importante documento para a actualização do debate nestas áreas.

Parte I : Comunicação, Espaço Midiático e Diversidade Cultural

1.Think Global, Act Local: MTV network e a mundanidade mediada – Rosana Martins

2. Rumo a uma Nova Política da Cidadania – Massimo Canevacci

3. Censura multimediática na Sociedade de Controle – Maria Goretti Pedroso