FESTin – I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema

/FESTin – I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema
FESTin – I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema2013-04-04T10:51:18+00:00

O FESTin organiza o I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema, que decorrerá no dia 4 de Abril, 5ª feira, pelas 18h00, na sala 2 do Cinema São Jorge, em Lisboa. Direcionada a profissionais e estudantes da área do jornalismo e cinema, mas aberta ao público, esta primeira mesa-redonda contará com a participação de :

  • Ángel Quintana (Espanha) – Coordenador da Caiman Cuadernos de Cine
  • António Loja Neves (Portugal) – Realizador, crítico e jornalista do jornal Expresso;
  • Fermín Cabanillas Serrano (Espanha) – Correspondente da Agência EFE de Huelva
  • Ivonete Pinto (Brasil) – Vice-presidente da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema;
  • Letícia Constant (Brasil/França) – Editora de Cultura da Rádio França Internacional de Paris;
  • Moderação: José Vieira Mendes (Portugal) – jornalista e crítico

No final da sessão, será servido um cocktail no Hotel Fontecruz, onde terá também lugar o lançamento do livro “Cinema em Foco” do jornalista e crítico brasileiro Felipe Brida.

Programação completa: http://festin-festival.com

Jornalista brasileiro Felipe Brida lança o livro “Cinema em Foco” no FESTin

O jornalista e crítico brasileiro Felipe Brida está em Portugal para participar no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, onde no dia 4 de abril, no final do I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema, marcado para as 18h00, no Cinema São Jorge, lançará o seu livro “Cinema em Foco – Críticas Selecionadas”,

O livro reúne 290 críticas de filmes de sua autoria, publicadas ao longo de 10 anos em diversos meios de comunicação de todo o país, como sites, boletins eletrónicos, jornais, blogs e revistas. São 356 páginas que contêm minuciosas análises de filmes que marcaram a história, de todos os gêneros e épocas. Conta com o prefácio da atriz e produtora de cinema Aurora Miranda Leão e com notas do jornalista Marcelo Pestana e do cineasta baiano Walter Webb.

Sobre o autor: Felipe Brida é jornalista formado pela Unirp – Centro Universitário de Rio Preto e especialista em “Artes Visuais e Intermeios” pela Unicamp. Pesquisador de cinema desde 1998 e professor de Comunicação e Semiótica no Imes Catanduva, ministra cursos de extensão e workshops de História da Arte Contemporânea e História do Cinema em faculdades e festivais de cinema em todo o país (como Anápolis e Goiânia/GO, Brasília/DF, São Paulo/SP, Bagé/RS e Belém/PA). Comentarista de cinema na rádio Globo e na Nova TV, também publica críticas de cinema no jornal “O Regional”, nos sites “E-pipoca”, “Observatório da Imprensa” e “Argumento.net”, no clipping eletrónico “Colunas & Notas”, na revista “Middia Magazine” e no informativo semestral da Unesp/Bauru. Mantém dois blogs de cinema (“Cinema na Web” e “Setor Cinema”). Trabalhou como repórter e comentarista de cinema na rádio Jovem Pan de Catanduva, no jornal Notícia da Manhã, na rádio Bandeirantes e na revista Maxxis.