Francisco Rui Cádima

/Francisco Rui Cádima
Francisco Rui Cádima2010-06-13T21:13:18+00:00

Nome: Francisco Rui Cádima

E-mail: frcadima@fcsh.unl.pt

Curriculum Vitae: CV na Plataforma De Góis

Resumo:

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da FCSH-UNL; Vice-Presidente do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo. Coordenador Executivo e Coordenador do Mestrado de Novos Media e Práticas Web do DCC (FCSH-UNL). Coordenador da Licenciatura e membro da Comissão Executiva do mesmo departamento (2009-2010). Foi Presidente da Comissão Científica e Coordenador do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL (2008-2009); Representante de Portugal no Conselho Intergovernamental do PIDC da UNESCO (2001-2005); Director do OBERCOM, Observatório da Comunicação (1999-2004); Coordenador de projectos, Investigador e Consultor na área do Audiovisual de Instituições e Empresas do Sector da Comunicação Social e Comunicações; Consejero asociado da revista TELOS – Cuadernos de Comunicación e Innovación, da Fundación Telefónica; Integrou a Direcção de diversas revistas científicas do sector da comunicação, como a Observatório, a Revista de Comunicação e Linguagens e a Tendências XXI; Integrou equipas de trabalho de Comissões e/ou Iniciativas Nacionais como a Comissão de Reflexão sobre o Futuro da Televisão (1996); É membro de diversas Associações e Conselhos Sectoriais, tendo sido nomeadamente membro dos Conselhos de Opinião da RDP e RTP. Livros publicados: A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa, Formalpress, Col. Media XXI, 2010. Crise e Crítica do Sistema de Media – O Caso Português, Edições Formalpress, Col. Media XXI, 2009. A Crise do Audiovisual Europeu. 20 Anos de Políticas Europeias en Análise, Edições Formalpress, Col. Media XXI, Lisboa, 2007 A Televisão Light Rumo ao Digital, Edições Formalpress, Col. Media XXI, Lisboa, 2006. História e Crítica da Comunicação, Edições Século XXI, Lisboa, 2002 (2ª edição) Desafios dos Novos Media, Editorial Notícias, Lisboa, 2001 (2ª edição). Estratégias e Discursos da Publicidade, Editorial Vega, Lisboa, 1997 Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Lisboa, Editorial Presença, 1996. O Fenómeno Televisivo, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.

{backbutton}