Graça Santos

/Graça Santos
Graça Santos2011-12-01T19:53:55+00:00

Nome: Graça Santos

Email: dos-santos.graca@wanadoo.fr

Professora associada na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense (EA 369 Etudes Romanes), onde é diretora do Departamento de Estudos Lusófonos e investigadora no CRILUS (Centre de recherches interdisciplinaires sur le monde lusophone); é investigadora associada no Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines (Université Versailles St Quentin en Yvelines) onde codirige desde 2001 com Jean-Claude Yon o seminário de investigação “Histoire du spectacle vivant XIXe et XXe siècles”, na Société d’Histoire du Théâtre, Bibliothèque Nationale de France, Paris; e também no IELT (Instituto de estudos de Literatura Tradicional – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa). Os seus trabalhos estudaram em particular a ditadura salazarista e a censura. Encenadora, actriz e professora de teatro, escreve sobre as noções de corpo físico / corpo social, sobre as representações cénicas do corpo e do povo. Tem vários artigos publicados sobre a história do espectáculo europeu e sobre o teatro português; é autora no Dictionnaire encyclopédique du théâtre à travers le monde (Dir. Michel Corvin), Bordas, Paris 2008. Publicou Le spectacle dénaturé, le théâtre portugais sous le règne de Salazar 1933-1968 (CNRS éditions, Paris 2002) editado em português nas edições Caminho ; o livro obteve o Prémio « Revelação 2005 » do Prémio de Literatura da revista Máxima. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (Serviço de Belas Artes) entre 1983 e 1986 (formação em estudos teatrais na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle) e entre 1992 e 1996 (Doutoramento na Univeresidade Paris X- Nanterre).

Cofundadora da companhia Cá e Lá (Compagnie bilingue français/portugais) tem desenvolvido um trabalho específico sobre o ator bilingue e sobre as conexões teatro e ensino das línguas. É diretora de Parfums de Lisbonne – Festival d’urbanités croisées entre Lisbonne et Paris cuja sexta edição decorrerá entre 24 de maio e 28 de junho de 2012.

No CIMJ integra o projeto de investigação “Censura e mecanismos de controlo da informação no Teatro e no Cinema durante o Estado Novo” coordenado Por Ana Cabrera.