GT Crianças, Jovens e Media

/GT Crianças, Jovens e Media
GT Crianças, Jovens e Media2012-02-20T22:23:30+00:00

GRUPO DE TRABALHO “CRIANÇAS, JOVENS E MEDIA” ABERTO A INVESTIGADORES E ESTUDANTES

O Grupo de Trabalho (GT) Crianças, Jovens e Media atravessa as três linhas de investigação do CIMJ. Pesquisa posições geracionais, características (idade, género, etnia e outras variáveis) e contextos (socioeconómicos, culturais, sociais, históricos) que afectam a relação de crianças e jovens com os media, tanto no que se refere a acessos e usos como a representações e discursos sociais.
A pesquisa é orientada pelo objetivo de promover uma literacia mediática baseada nas orientações da Convenção sobre os Direitos da Criança, que inclui direitos de provisão (acesso a conteúdos e usos mediáticos de qualidade), direitos de proteção (bem-estar e segurança no uso e na representação mediática) e direitos de participação (expressão e visibilidade nos media).

Coordenado por Cristina Ponte e Lídia Marôpo, o Grupo de Trabalho Crianças, Jovens e Media está aberto a investigadores e estudantes com interesse por estas temáticas.
Tendo como base investigações em curso e já realizadas, o GT incide sobre: Participação infanto-juvenil; Usos e apropriações dos Media; Representações nos Media e relações de crianças com notícias.

Participação infanto-juvenil

Lidia Marôpo, Daniel Meirinho, Maria José Brites, Raquel Pacheco

Usos e apropriações dos media

Cristina Ponte, Ana Jorge, Kárita Francisco, Daniel Cardoso, Maria Santos, Marta Neves, Ana Cristina Gomes