GT de Jovens Investigadores da SOPCOM

/GT de Jovens Investigadores da SOPCOM
GT de Jovens Investigadores da SOPCOM2015-12-18T13:26:26+00:00

Somos o Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores, da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), um movimento que surge em 2011, e que procura congregar os investigadores mais novos, ou em início de carreira, que desenvolvem o seu trabalho nas mais diversas áreas das Ciências da Comunicação, dentro e fora do país. Dirige-se especialmente aos investigadores de mestrado, de doutoramento, de pós-doutoramento e/ou em projetos de investigação financiados.

Nos últimos anos, este GT tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas de diversa ordem (formação, encontros, tertúlias) que têm como objetivo a partilha de e a reflexão sobre as investigações em curso dentro deste Grupo de Trabalho, procurando estimular a criação de redes entre investigadores em Ciências da Comunicação.

Estando a preparar o plano de trabalhos para os próximos dois anos, vimos por este meio apresentar as atividades científicas, bem como apelar à participação de investigadores neste GT.

III Encontro de Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação – SOPCOM (+info)

Relativamente às atividades científicas que se pretende promover, são: Revista Comunicando (+info)
III Escola de Verão (+info)
Oficinas de Formação (+info)
Oficina 1 – Diário de Bordo de um investigador
Oficina 2 – Gestão do Tempo: (des)conciliar ou englobar a vida profissional e a vida pessoal
Webinários (+info)
Boletim Informativo (+info)
Destaque Mensal da investigação (+info)
Redes de Cooperação – Implementar uma rede de cooperação com grupos de investigadores internacionais e criar sinergias com outras Escolas fora do âmbito das Ciências da Comunicação.
Investigadores Anónimos – Promover sessões, preferencialmente bimestrais, com momentos de partilha de dúvidas e de angústias para quem está a iniciar uma carreira de investigação.

Estas são algumas das atividades que defendemos num plano para dois anos e que acreditamos ser adequado à filosofia deste GT. Oportunamente, teremos espaço para ouvir outras ideias e necessidades de todos os membros.

Apelando à integração de novos membros no GT de Jovens Investigadores, pretendemos nesta fase perceber o teu interesse em participar no mesmo. Para isso, pedimos que nos faças chegar um email com o seguinte:

1. Sim, quero pertencer ao GT Jovens Investigadores e receber informações, mas não tenho disponibilidade para colaborar nas atividades propostas;
2. Sim, quero pertencer ao GT Jovens Investigadores e receber informações, e tenho disponibilidade para colaborar nas atividades propostas.

Solicitamos também o envio de alguns dados pessoais/profissionais/académicos, com o intuito de criar um lista de membros (aqui), que tem como objetivo gerar contactos ou até algumas sinergias entre investigadores com o mesmo perfil quanto às áreas temáticas de estudo ou de trabalho.

– Nome curto;
– Instituição a que pertence;
– Envio de uma fotografia a cores;
– Situação académica e/ou profissional;|
– Investigação que está a realizar ou realizou;
– Área temática em que se enquadra: Ciência da Informação, Comunicação e Educação, Comunicação e Política, Comunicação Organizacional e Institucional, Economia e Políticas de Comunicação, Estudos Fílmicos, Estudos Televisivos, Jornalismo e Sociedade, Publicidade e Comunicação, Rádio e Meios Sonoros, Retórica, Semiótica, Cultura Visual, Género e Sexualidades, História da Comunicação.

Solicita-se que nos façam chegar estes dados até ao final do dia 5 de janeiro de 2016.
Convidamos também a divulgar este mesmo e-mail junto dos teus colegas que se queiram associar ao GT Jovens Investigadores.
Muito obrigada.