I Seminário de História da Comunicação | Prazo: 15 de junho de 2016

/I Seminário de História da Comunicação | Prazo: 15 de junho de 2016
I Seminário de História da Comunicação | Prazo: 15 de junho de 20162016-05-25T19:54:49+00:00

Com o objetivo de refletir sobre a pertinência da disciplina de História da Comunicação nos planos de estudos de cursos de graduação e/ou pós-graduação em Ciências da Comunicação e de divulgar as principais investigações em curso nesta área, este seminário convida à apresentação de propostas de comunicação que se inscrevam nos seguintes tópicos:

– História dos fenómenos e das linguagens de comunicação (história oral; história da imagem…);
– História dos média (imprensa, rádio, TV, Internet, meios digitais…);
– História dos suportes de comunicação (cartaz, postal ilustrado, carta, dispositivos móveis…);
– História das profissões de comunicação (jornalista, publicitário…);
– História das atividades de comunicação (Relações Públicas, Publicidade, Jornalismo…);
– Outros temas (economia dos média; regulação…) numa perspetiva histórica.

As propostas devem ser submetidas sob a forma de título + resumo (máximo 400 palavras), em formulário próprio neste site, até ao dia 15 de junho. A notificação de aceitação será feita até ao dia 30 de junho. Os resumos podem ser enviados em Português, Espanhol ou Inglês.

As propostas submetidas serão avaliadas pela comissão científica, em função dos seguintes critérios:

a) Relevância, originalidade e pertinência da comunicação proposta para o campo da história da comunicação;
b) Delimitação e definição do objeto, formulação do problema, objetivos, contexto e referência ao estado da arte;
c) Referência à metodologia usada na investigação (se aplicável), sua consistência e pertinência;
d) Qualidade científica geral da investigação/reflexão e do respetivo resumo (indicação dos objetivos e eventuais hipóteses e perguntas de investigação, referência a resultados, integração de investigação empírica, etc…).

15 de junho: Data limite para submissão de propostas
30 de junho: Notificação de aceitação