II Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

/II Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia
II Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia2010-03-28T18:09:24+00:00

Jornalismo e Actos de Democracia

13 e 14 de Novembro de 2006
Escola Superior de Comunicação Social- Instituto Politécnico de Lisboa

Como cobrem os media noticiosos os actos centrais da democracia portuguesa?
Em que medida a cobertura jornalística do discurso dos actores políticos é influenciada por estratégias de mercado e outros factores estranhos à missão de informar? Que peso têm nessa cobertura as rotinas de produção, os critérios jornalísticos e profissionais? Na sequência de estudos que constatam o desinteresse dos cidadãos pela actividade política, os media noticiosos têm vindo a ser acusados, na última década, em Portugal, de contribuírem para o descrédito da democracia e para o alheamento dos cidadãos face à comunicação política. Os políticos acusam os jornalistas de personalizarem e dramatizarem a cobertura da actividade política, ignorando argumentos e privilegiando os aspectos triviais. Os jornalistas acusam os políticos de serem eles os grandes responsáveis pelo desinteresse e cinismo dos cidadãos perante a política e os políticos.
Reflectir sobre esta realidade complexa é o objectivo do II Seminário Internacional, Media, Jornalismo e Democracia. Os estudos empíricos realizados no âmbito do Projecto “Jornalismo e Actos de Democracia” financiado pela FCT, sobre a cobertura jornalística de campanhas eleitorais, a cobertura de congressos partidários e de finais de mandato de Primeiros-Ministros e um estudo sobre a Opinião publicada, pretendem constituir um ponto de partida para esta reflexão.