III SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-BRASILEIRO

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL LUSO-BRASILEIRO

10/11-11-2011
Sala multiusos 3 (4º andar do ed. ID)FCSH/UN -9h00

O Panorama Brasil-Portugal em Movimento foi uma manifestação acadêmica, que teve início no ano de 2009 em Lisboa- Portugal por um grupo de investigadores ligados as áreas da humanidades interessados na reflexão da sociedade contemporânea, suas inquietações e conflitos no estabelecimento da cidadania e desenvolvimento das novas tecnologias
O III – Seminário Internacional luso-brasileiro 2011 vem dar continuidade a essa experiência de encontro interdisciplinar de investigadores em estudos sobre os media.

Consulte o programa do seminário aqui.

A organização desse seminário está a cargo do Centro de Investigação Media e Jornalismo, CIMJ (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), em parceria com Centre for Interdisciplinary Studies in the Humanities (CISH), University of Essex; King´s Brazil Institute, King´s College London; COLABOR e Centro de Estudos Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais –ambos da Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes – São Paulo/Brasil.

São principais objetivos deste Seminário:

• Conhecer e refletir sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação, além de proporcionar novos direcionamentos para utilização dos media na educação e também na utilização destes pela sociedade civil visando o exercício de uma cidadania participativa, critica e interveniente
  • Debater questões teórico-metodológicas atuais, construir redes interdisciplinares e internacionais
  • Congregar e apoiar a comunidade científica luso-brasileira, professores, profissionais dos media, investigadores e agentes dos mais diversos âmbitos interessados na pesquisa dos media, procurando o incremento e melhora de suas atividades
  • Promover e defender o estabelecimento e desenvolvimento das condições necessárias para a pesquisa, dos pesquisadores luso-brasileiros que atuam na área dos media

Contacto para mais informações:
panoramabrasil_portugal@yahoo.com

Comissão Científica

Professor Doutor Francisco Rui Cádima. Professor Associado com Agregação do DCC-FCSH. Coordenador do Mestrado de Novos Media e Práticas Web e também Coordenador do Curso de Licenciatura e membro da Comissão Executiva do DCC-FCSH. Investigador do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo. Autor de várias obras sobre audiovisual, media e novos media.

Professor Doutor David Treece. Prof. Department of Spanish, Portuguese & Latin American Studies – King’s College London.Autor dos livros “The Gathering of Voices: The Twentieth-Century Poetry of Latin America”, com Mike Gonzalez (Editora Verso Books); “Babel Guides – Brazilian Fiction”, com Ray Keenoy (Editora Boulevard); “Babel Guides – Portugal, Brazil, Africa Fiction” (Editora Boulevard).

Professora Doutora Rosana Martins. Cientista Social pela Universidade de São Paulo- USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, e pesquisadora do Centro de Estudos Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais -Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes – São Paulo/Brasil. Postdoctoral Fellow Centre for Interdisciplinaru Studies in the Humanities (CISH), University of Essex.

Professor Doutor Artur Matuck, professor na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo desde 1984, tem atuado no Brasil e no exterior como pesquisador, escritor, artista, apresentando cursos, conferências e oficinas em História da Arte, Televisão Interativa, Telecomunicações e Artes, Criação Textual Computacional e Direitos Autorais na Era Digital.

Comissão Organizadora
Professora Doutora Rosana Martins. Cientista Social pela Universidade de São Paulo- USP. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Pós-doutoranda e pesquisadora do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, e pesquisadora do Centro de Estudos Cibernética Pedagógica – Laboratório de Linguagens Digitais -Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes – São Paulo/Brasil. Fellow for the Centre for Interdisciplinary Studies in the Humanities (CISH), University of Essex. Research Fellow Institute of Latin American Studies (RILAS), University of Liverpool, Visiting Researcher at King’s Brazil Institute, King’s College London, UK