Esta é a segunda edição de um seminário internacional dedicado ao estudo e debate das metodologias visuais participativas em contexto de investigação académica e de intervenção social. O primeiro seminário aconteceu em 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e foi dedicado ao tema “experiências para o desenvolvimento de competências sociais entre crianças e jovens”.
As metodologias visuais participativas visam, genericamente, oferecer àqueles que geralmente são alvo das investigações académicas e da intervenção social uma série de ferramentas e competências para se expressarem visualmente, seja por vídeo, seja por fotografia. Tais práticas têm servido, igualmente, como base de metodológica científica e de ação social para o desenvolvimento comunitário. Neste contexto a imagem adquire um papel extremamente significativo enquanto foco de comunicação e de valorização de outros olhares. As narrativas visuais construídas neste âmbito são mecanismos de auto-representação e de manifestação de uma forma particular de entender o mundo em redor, contribuindo para a promoção de autonomia, da participação e garantia de direitos de expressão individual e coletiva, valorizando as experiências pessoais e a construção de uma consciência crítica.
O seminário destina-se a investigadores e pessoas interessadas em aplicar projetos visuais na área da intervenção e educação.
Aberto ao público. Participação no workshop mediante inscrição.
Comissão Organizadora:
- Cláudia Vaz (ISCSP)
- Ricardo Campos (CEMRI-UAb)
- Daniel Meirinho (CIMJ-FCSH)
- Andréa Barbosa (VISURB – UNIFESP)
- Edgar Teodoro da Cunha (UNESP)
E-mail: metodologiasvisuais@gmail.com
PROGRAMA