Jornalismo Cívico – Nelson Traquina e Mário Mesquita (2003)

/Jornalismo Cívico – Nelson Traquina e Mário Mesquita (2003)
Jornalismo Cívico – Nelson Traquina e Mário Mesquita (2003)2010-03-13T12:52:04+00:00

Este livro é uma introdução ao mais importante movimento jornalístico norte-americano desde o ‘‘novo jornalismo’’ da década de 1960: o “jornalismo cívico”.

Igualmente conhecido como “jornalismo público” ou “jornalismo comunitário”, o movimento surge do impulso de jornalistas e académicos e conta com o apoio de algumas importantes fundações norte-americanas, tendo como principal objectivo reforçar a ligação entre os media noticiosos e a cidadania, na medida em que condena a tendência do jornalismo contemporâneo para reduzir o leitor/ouvinte ao papel de simples consumidor. Não obstante o inegável sucesso de muitos projectos de “jornalismo cívico” desenvolvidos nos Estados Unidos, as principais teses do movimento continuam a suscitar reservas e críticas entre jornalistas e estudiosos. Apesar de pouco conhecido em Portugal, este movimento merece ser objecto de reflexão crítica e debate, pelo que esta antologia visa precisamente suprir essa lacuna. Além dos artigos da autoria dos organizadores, Nelson Traquina e Mário Mesquita, a antologia inclui artigos marcantes do movimento, nomeadamente dois textos do professor Jay Rosen (Universidade de Nova Iorque), principal teórico do movimento.

Professor de Jornalismo no departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa desde 1982, Nelson Traquina é autor de O Que É Jornalismo (Quimera), O Poder do Jornalismo (Edições Minerva-Coimbra), Big Show Media (Editorial Notícias) e Jornalismo: Questões, Teorias e “Estórias” (Vega).
É presidente do Centro de Investigação Media & Jornalismo (CIMJ) desde a sua criação em 1997.

Mário Mesquita é professor coordenador (equiparado) da Escola Superior de Comunicação Social e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
É colunista semanal do jornal Público e director da colecção “Comunicação” das Edições Minerva-Coimbra. Jornalista profissional desde 1971, foi director dos jornais Diário de Lisboa (1978-1986) e Diário de Notícias. É licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina e foi professor convidado da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Exerceu, pela primeira vez em Portugal, o cargo de “provedor dos leitores” no Diário de Notícias (1997-98).

{backbutton}