Lançamento da Colecção de ebooks “Cultura, Media e Artes

/Lançamento da Colecção de ebooks “Cultura, Media e Artes
Lançamento da Colecção de ebooks “Cultura, Media e Artes2014-02-05T21:58:22+00:00

Foi publicado em Janeiro de 2014 o primeiro número da Colecção Cultura, Media e Artes, colecção de ebooks CECL/UnyLeya. Esta colecção define como objectivo central interrogar as dimensões culturais da comunicação. O seu objecto é a produção discursiva e imagética que constitui a cultura, assim como as mediações, as técnicas e as redes que estão na base do seu registo e disseminação. Pensamento, imagem, linguagem e artes a partir dos quais a cultura se reinventa e dispositivos tecnológicos ligados aos processos de mediação e retenção das práticas criativas desenham o perfil filosófico e científico para acolhimento de edições temáticas.

i would prefer not to ebook

I WOULD PREFER NOT TO. EM TORNO DE BARTLEBY, MARIA LUCILIA MARCOS (ORG.), LISBOA: CECL/UNYLEYA, 2013, EBOOK, COLECÇÃO CULTURA, MEDIA E ARTES Nº1, 168 PGS. ISBN 9789899850316

À VENDA NAS SEGUINTES PLATAFORMAS: WOOK, KOBO, IBA, LIVRARIA CULTURA.

I would prefer not to – no conto de Melville, estas palavras fazem hesitar a lógica da comunicação e do reconhecimento e também a lógica das relações laborais entre patrão e empregado, num ambiente de trabalho regulado por regras de eficácia, de produtividade e de lucro. Poderão alguns aspectos da experiência contemporânea ser pensados à luz deste enunciado? Que advém ao sujeito que as diz? Que efeitos produzem em quem as ouve? Que condições e que exercícios (des)mobilizam?

Cada um lê o enunciado do Bartleby a seu modo. Cada um faz as suas contas e ajusta as suas contas com o Bartleby.

O ciclo «I would prefer not to», organizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Outubro de 2012, pretendeu suscitar um espaço e um tempo para essas várias leituras. Pelo teatro, realizou-se a leitura encenada de uma adaptação do conto pelos Artistas Unidos; pelas artes plásticas, organizámos uma exposição de obras inéditas de sete artistas portugueses na Plataforma Revolver em Lisboa, cujas imagens são aqui disponibilizadas ao leitor; pela escrita, realizámos um colóquio na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cujos textos reproduzimos neste livro; pelo cinema, com uma mostra de filmes, exibidos também na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cuja programação esteve a cargo de Inês Sapeda Dias e Joana Frazão.

As palavras ligam e interrompem, atam e suspendem – na literatura e na vida. Há um valor nas palavras que excede as ‘simples palavras’.

Maria Lucilia Marcos, Dezembro 2013

Apresentação: O Valor da Interrupção
Maria Lucília Marcos

Singlular Plural: I Would Prefer Not To
Maria João Gamito

A Lógica da In-Diferença: Bartleby/Bernardo Soares
Maria Augusta Babo

I Would Prefer Not To: Autarkeia e Prohairesis no Individualismo Contemporâneo
Samuel Mateus

A Literatura do Não: Renúncia e Afirmação a partir de Bartleby y Compañia, de Enrique Vila-Matas
Ricardo Gil Soeiro

Entre Máquina e Humano em Dois “Piazza Tales” de Melville Preferir Não Ser?
Jorge Martins Rosa

Gesto, Arte e Filosofia A Utilidade Filosófica da Inutilidade da Arte
Ricardo Santos

Um Viver Sem Mim. O Reaparecimento da Passividade na Vida Ocidental