Lançamento da obra “Angola – Nascimento de uma Nação. O Cinema do Império”

/Lançamento da obra “Angola – Nascimento de uma Nação. O Cinema do Império”
Lançamento da obra “Angola – Nascimento de uma Nação. O Cinema do Império”2013-07-02T23:06:53+00:00

Dia 9 de Julho, na Cinemateca Portuguesa, Maria do Carmo Piçarra, investigadora do CIMJ, em colaboração com o produtor/realizador Jorge António, lançam o primeiro volume da trilogia “Angola – Nascimento de uma Nação”, sob o título “O Cinema do Império”. Trata-se de uma obra  sobre o cinema feito em Angola antes e após a independência.

Um contributo para olhar como o cinema fixou o nascimento de uma nação. Esse olhar, que não podia fechar-se às visões do colonialismo português, faz-se de múltiplos pontos de vista: o da propaganda do Estado Novo; o da ficção portuguesa feita em Angola; o dos filmes sobre o progresso económico; o da Diamang; e, finalmente, o dos filmes científicos e etnográficos.

 

Este primeiro volume – O cinema do império – aborda, portanto, o cinema de propaganda imperial (fosse esta política, económica ou mesmo científica) mas lança já, sobretudo através das três entrevistas que reúne – a ponte para um segundo volume, a publicar antes do final deste ano: O cinema da libertação.

Terça-feira, dia 9 de Julho, às 20 h, na Cinemateca Portuguesa: Rua Barata Salgueiro, 39, Lisboa.