Leituras das Notícias – Cristina Ponte (2004)

/Leituras das Notícias – Cristina Ponte (2004)
Leituras das Notícias – Cristina Ponte (2004)2010-02-27T19:13:06+00:00

Contributos para uma análise do discurso jornalístico

Uma ideia atravessa esta obra do princípio ao fim: o jornalismo é uma actividade social e cultural demasiado importante para ficar confinada ao horizonte da sua prática quotidiana. A velocidade e a quantidade da informação, as condições em que muitas vezes opera quem a procura, trabalha e apresenta, assim como a importância desse trabalho para a sociedade exigem que se accionem recursos teóricos e instrumentos variados que nos ajudem a compreender o papel do jornalismo hoje e aqui.
Os contributos da investigação de Cristina Ponte para os estudos jornalísticos constituem já uma referência incontornável em Portugal. Neste volume, que muito oportunamente recupera e dá a conhecer parte do enquadramento teórico da sua tese de doutoramento, a autora propõe-nos uma viagem atenta e documentada pelos percursos que fazem hoje a história das correntes que nos foram ajudando a compreender melhor o que é o jornalismo e a natureza e o papel das notícias.
Tem a vantagem de não nos confinar aos meandros de uma especialidade. Pelo contrário, transporta-nos para os cruzamentos em que este território de estudo se entrelaça com outros saberes, desde a literatura à filosofia, desde a sociologia à história. Muito poderão beneficiar da leitura deste livro: os estudantes e os profissionais de jornalismo, certamente, mas também todos quantos estudam e investigam no âmbito das ciências sociais e humanas, agentes políticos, e cidadãos interessados em reflectir sobre um campo do simbólico no qual se condensam os enunciados, as representações, as ideologias e os mitos da nossa sociedade.

Manuel Pinto

Cristina Ponte é professora no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa e membro da direcção da revista Media & Jornalismo do Centro de Investigação Media & Jornalismo (CIMJ). Investigou usos do computador na sala de aula (1985-1989), e produção televisiva para crianças, na série Rua Sésamo (1989-1993). Autora de Televisão para Crianças: o direito à diferença (ESE João de Deus, 1998) e de Crianças em Notícia (Imprensa de Ciências Sociais, no prelo), é ainda co-autora de O Jornalismo Português em Análise de Casos (Editorial Caminho, 2001).