Linhas de Investigação

/Linhas de Investigação
Linhas de Investigação2011-10-30T20:00:13+00:00

O Centro de Investigação Media e Jornalismo tem como principais objectivos desenvolver a investigação científica e promover o debate sobre as grandes temáticas relacionadas com os media, o jornalismo e a sociedade. O CIMJ tem neste momento três linhas de investigação, nas quais se integra todo o trabalho produzido pelo centro, designadamente os projectos de investigação que o CIMJ desenvolve, quer os aprovados pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, quer os projectos realizados pelos investigadores do CIMJ para instituições públicas ou privadas, quer nacionais, quer internacionais.

Media, Jornalismo e Democracia – Coordenado pelo Prof. Doutor Francisco Rui Cádima

O principal objectivo desta linha continua a ser a análise da cobertura jornalística de temas de grande relevância pública. Além disso, esta linha de investigação dá atenção privilegiada ao papel dos media e do jornalismo na construção da sociedade democrática e nesse sentido está a programar o seu quarto congresso internacional sobre este tema para Dezembro de 2012 – sob o tema “Media, Jornalismo e Democracia”.  Dentro do objectivo geral de compreender a dinâmica entre media, espaço público, cidadania e comunicação política, definimos três  áreas estratégicas no âmbito desta linha: Media e Género; Cobertura jornalística de eventos políticos; Media e públicos. Os estudos de género envolvem vários investigadores e, naturalmente, os benefícios da experiência adquirida em diversos projectos realizados anteriormente. A análise regular de produção de notícias de acontecimentos políticos, como eleições e congressos dos partidos, representa um campo estratégico de estudo. Pretendemos, no futuro próximo, ampliar o âmbito da investigação a fenómenos que também despertam o debate público, nomeadamente, os casos de corrupção e crise financeira e política, ou, por exemplo, sobre o pluralismo e a diversidade de vozes.

Novas Tecnologias e usos sociais – Coordenado pela Profª. Doutora Isabel Ferin

Esta linha de investigação incide sobre os usos e consumos de meios de comunicação e seus conteúdos por diversos grupos sociais em contextos diversificados. As estratégias desenvolvidas envolvem dois eixos: um primeiro eixo centrado na revitalização de estratégias metodológicas de análise dos media e das audiências; um segundo eixo direcionado para a análise de determinados produtos mediáticos e determinados grupos de audiências, como as famílias, os imigrantes, os jovens e as crianças.  No primeiro eixo inserem-se a reflexão sobre as metodologias de pesquisa sobre os media e as audiências, prevendo-se publicações nacionais e internacionais que reflitam estas abordagens. No segundo eixo situam-se os trabalhos desenvolvidos  no âmbito do WG4, Audience Transformation and Social Integration, da Acção COST IS0906 e os realizados no âmbito do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (OBITEL), bem como os que decorrem dos projetos sobre a Lusofonia e a Imigração em Portugal. Neste eixo os objetivos centram-se na elaboração, divulgação dos trabalhos realizados tanto na perspetiva da produção como da receção, audiências, usos e consumos dos media e do digital, tendo como alvo grupos específicos (jovens, crianças, imigrantes e famílias).

História dos media e do jornalismo -Coordenado pela Profª. Doutora Ana Cabrera

O objetivo da linha de investigação História dos Media e do Jornalismo é desenvolver o estudo dos media e do jornalismo numa perspetiva histórica, tendo como base a imprensa, televisão, rádio, teatro, cinema e fotografia. A ideia de história que defendemos não se circunscreve a um passado remoto mas incorpora a atualidade. Está também no âmbito desta linha o estudo da liberdade de expressão e dos seus entraves. A experiência anterior em projetos que cruzam a história com outras áreas das ciências sociais tem sido um fator chave para a mobilização de mais investigadores. Por outro lado, a formação de novos doutorados trouxe novos objetos de investigação: cinema, teatro e fotografia. A investigação organiza-se segundo três eixos: A origem do jornalismo; a censura ao teatro e ao cinema; e a imprensa e o jornalismo depois do 25 de Abril que está numa fase de preparação.

Linhas de Investigação