“Marketing de Televisão, Rádio e Audiovisual” e “Pluralismo dos Media Indicadores de Mercado e Grupos Empresariais” são as mais recentes obras do investigador do CIMJ Paulo Faustino

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“Marketing de Televisão, Rádio e Audiovisual” e “Pluralismo dos Media Indicadores de Mercado e Grupos Empresariais” são as mais recentes obras do investigador do CIMJ Paulo Faustino2014-01-06T00:00:00+00:00

Em “Marketing de Televisão, Rádio e Audiovisual”, Faustino começa por abordar, na I parte, os novos media e a evolução do pluralismo, passando de seguida, na II parte, para a análise do quadro regulador europeu. A parte III diz respeito ao quadro analítico da situação em alguns países europeus, como o Reino Unido, França e Itália. (+)

A parte IV é referente ao quadro regulador do sector dos media em Portugal, enquanto a parte V estuda a caracterização e propriedade dos media no contexto nacional. Por último, na Parte VI é feita uma síntese analítica dos índices de concentração dos media portugueses, de forma a aferir a situação do pluralismo em Portugal.

Nesta obra, o pluralismo é encarado pelo autor como um ideal do mundo contemporâneo que incide sobre diversas esferas da sociedade actual. Contudo, adquire especial importância quando aplicado ao âmbito dos media, uma vez que funciona como base do direito à informação e da liberdade de imprensa. O pluralismo dos media contribui para uma sociedade mais igualitária e mais justa, tornando-se, deste modo, um imperativo democrático da sociedade contemporânea, sobretudo tendo em consideração o contexto da atual era digital.

Paulo Faustino (2014) – ISBN: 978-989-8143-17-4

Em “Pluralismo dos Media Indicadores de Mercado e Grupos Empresariais”, o autor entende que as empresas ligadas aos meios de comunicação audiovisuais têm de se adaptar às alterações do mercado e encontrar soluções inovadoras que lhes permitam captar o interesse dos anunciantes e da audiência, encontrando novas formas de financiamento para além da publicidade. O marketing surge assim como uma ferramenta imprescindível ao sucesso das empresas de media, pois uma empresa que implemente uma filosofia de gestão baseada no marketing consegue alcançar vantagens competitivas face à concorrência, lança produtos/serviços inovadores que representam uma proposta de valor para o cliente, tem maior probabilidade de obter a fidelização dos clientes e de atrair novos clientes. Desta forma, as estratégias de marketing podem ser decisivas para o sucesso e sustentabilidade do negócio das empresas de media.

A obra pretende ser um manual de referência sobre Marketing aplicado ao meio audiovisual e particularmente ao caso da Televisão, do Cinema e da Publicidade, com exercícios e atividades práticas.

Paulo Faustino (coord.) (2014) – ISBN: 978-897-2904-4-2