Revista Media & Jornalismo nº16 – Domesticações na Era dos Self Media

/Revista Media & Jornalismo nº16 – Domesticações na Era dos Self Media
Revista Media & Jornalismo nº16 – Domesticações na Era dos Self Media2010-07-03T17:59:05+00:00

Organização: Anabela Sousa Lopes com a colaboração editorial de Maria José Mata

A discussão sobre os efeitos da tecnologia na organização social e a vida das pessoas é uma questão central nos estudos sobre os media, talvez para espantar o medo que todos os inofensivos objectos comunicantes que insidiosamente, mas com intensidade e velocidade crescente, têm invadido as nossas casas desde as primeiras décadas do século XX, possam um dia estender os seus braços e antenas e sufocar-nos a todos num abraço mortal.

O contributo de Roger Silverstone, eminente professor da London School of Economics (LSE), de que nos orgulhamos de traduzir neste número da revista Media e Jornalismo um dos seus artigos mais influentes, foi decisivo para um movimento que também é feito de afectos: aproximar os homens das máquinas, não para maquinizar os homens, mas para humanizar as máquinas.

Indice

Domesticando a domesticação. Reflexões sobre a vida de um conceito (revisto)
Roger Silverstone

Domesticação: A elasticidade da metáfora
Anabela Sousa Lopes

Oportunidades e riscos no uso da Internet por crianças e jovens: algumas conclusões do projecto EU Kids Online
José Alberto Simões

Usos online das crianças: O que as entusiasma e o que receiam na rede
Marta Neves

O campo dos media, a experiência democrática e a cultura participativa
Francisco Rui Cádima

Internet e deliberação: a discussão política em fóruns online
Gil Ferreira

A relevância do capital social para a experiência de uso da internet: Contributos para a análise da relação entre comunidades e redes sociais.
Manuel José Damásio e Sara Henriques

As potencialidades da comunicação on-line na construção do espaço público europeu. Limites a um ciberoptimismo excessivo
Filipa Rendo

Mediação e jornalismo de mercado na imprensa portuguesa
Susana Henriques

Tecnologia e retórica, para uma retórica material da função útil. O exemplo do telemóvel.
Pedro Mendonça

Entrevistas

Caminhos da pesquisa
Ana Isabel Martins entrevista Martin Holland