Revista Media & Jornalismo nº 4 – Media e Desporto

/Revista Media & Jornalismo nº 4 – Media e Desporto
Revista Media & Jornalismo nº 4 – Media e Desporto2010-03-19T20:56:24+00:00

A publicação deste quarto número de Media & Jornalismo coincide com uma agenda de acontecimentos desportivos e políticos que convocam com particular agudeza o tema das identidades, nacionais e supranacionais. O momento em que a União Europeia se alarga a dez novos países, e em se fala da construção de uma Nova Europa, é também o momento da realização do Euro 2004 no nosso país.
Esta agenda de acontecimentos esteve presente na elaboração deste número. A abrir, dois artigos focam a atenção em fenómenos do desporto nos media contemporâneos em tempos de globalização, e na construção e reconstrução permanentes das identidades nacionais que um Campeonato Europeu necessariamente acentua.

O artigo de Joseph Maguire, investigador britânico, examina dinâmicas e efeitos da circulação do desporto nos media globais, do prisma da sua produção, discursos e consumos pelas audiências. O olhar detalha-se na dimensão económica deste fenómeno e o autor apresenta-nos uma extensa bibliografia actualizada do que tem vindo a ser pesquisado, particularmente útil num campo relativamente arredado da pesquisa em media no nosso país.

O trabalho do sociólogo João Nuno Coelho é uma das escassas excepções a esse panorama e é com muita satisfação que apresentamos a sua análise aos discursos jornalísticos produzidos sobre a selecção portuguesa, numa perspectiva histórica que remonta aos anos 60, vem até tempos recentes e ajuda a interpelar os momentos actuais. Como o autor mostra, este é um contexto em que o jornalista não hesita em “vestir a camisola” e em proclamar o patriotismo como obrigação moral.

A atenção ao tema do desporto nos media suscitou ainda a recensão integrada de três obras, por João Carlos Correia.

Quando o alargamento da União Europeia se realiza com a entrada efectiva de dez novos países, trazemos também à luz análises sobre a cobertura mediática da Cimeira de Copenhaga, em Dezembro de 2002, onde esse alargamento foi aprovado. Realizadas por dois jornalistas no âmbito de um Seminário de Mestrado, na Universidade Nova de Lisboa, os dois trabalhos, adaptados a artigo, têm em comum a atenção aos modos comos os media elaboram a construção de identidades em situações de conflito entre as dimensões nacional e supranacional.

O artigo de Miguel Gaspar compara, nessa perspectiva, as coberturas de dois canais de notícias, a SIC Notícias e a Sky News, numa pesquisa que evidencia as suas particularidades, onde as emissões em contínuo tendem a assumir a forma de “telejornais infinitos”. O artigo de Marisa Torres da Silva presta atenção aos comentários de cibernautas a quente das notícias de um canal de rádio on-line, a TSF. Aprecia a sua linguagem e estilo, e sobretudo como nesta matéria demonstram uma clara divisão entre nós e eles, o espaço comunitário.

Centrado noutra questão perene no estudo dos media, a da violência das imagens, o artigo do investigador francês Noel Nel faz uma digressão pelas representações das imagens violentas nos media, distinguindo entre imagens documentais, ficcionais e lúdicas. Vai assim além de uma análise interna da imagem e sublinha a necessidade de a englobar nos processos e modalidades que estruturam a sua apresentação e contextualização. Questões de ordem estética e afectiva fazem assim parte deste olhar minucioso e exigente.

Retomamos o contacto com Thomas Patterson, da Universidade de Harvard, depois de termos apresentado o seu estudo sobre as tendências do jornalismo nas últimas duas décadas (M&J, nº2). A entrevista que aqui publicamos incide sobre uma matéria também actual, a da crescente abstenção eleitoral nos Estados Unidos como noutras democracias, e o contributo que para essa ausência dos eleitores das urnas também cabe aos media noticiosos e ao próprio sistema partidário.

Recensões temáticas – para além do desporto, apresentamos outra, sobre fotojornalismo, de Maria José Mata – e de obras recentemente editadas completam este número de Media & Jornalismo.

A direcção

Pontos e questões chave do complexo desporto-media globais
Joseph Maguire

«Vestir a camisola» – jornalismo desportivo e a selecção nacional de futebol