Moeda e Comunicação – A Representação mediática do Euro

/Moeda e Comunicação – A Representação mediática do Euro
Moeda e Comunicação – A Representação mediática do Euro2010-02-22T16:41:44+00:00

O estudo de Maria João Silveirinha, que é agora apresentado pela Livros Horizonte, vêm preencher uma importante lacuna, na medida em que analisa o dinheiro em termos de consolidação de um sentimento de pertença a um espaço comum. Um aspecto não apenas incontornável para o estudo da União Europeia, mas “bastante interessante”, segundo a Chefe da Representação Europeia em Portugal, Margarida Marques – também prefaciadora desta obra.

Segundo Margarida Marques, é também interessante “constatar o papel fundamental da comunicação social na formação da opinião pública, bem como na construção de um sentimento de pertença a um espaço e objectivos comuns, através da transmissão de significados e valores específicos”. Um estudo que nos interpela também “pela abordagem original de análise de uma União Europeia já economicamente consolidada e que procura, também através da sua moeda única, encontrar uma legitimação para uma União política”, acrescenta.

Maria João Silveirinha é docente no Instituto de Estudos Jornalísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Como investigadora tem centrado a sua atenção nos temas da identidade colectiva e nas suas relações com a comunicação e os media.